Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]




Queridos novos amigos do  Sal & Sol, bem vindos a este lindo azul do mar. Eu preciso confessar a vocês que a Música Oceano do Djavan é  a canção mais linda do muuundo!

É uma daquelas raras músicas perfeitas em forma, conteúdo, música e letra. Pura poesia e essência em melodia.



"Assim que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão
Dava pra ver o tempo ruir
Cadê você? Que solidão!
Esquecera de mim?"

A faixa-título, Oceano, tornou-se um dos maiores sucessos do compositor Djavan. O álbum popularmente conhecido como Oceano, produz ainda outros sucessos como "Cigano", "Avião" e "Mal de Mim."

Djavan  tem um nome longo e na verdade chama-se Djavan Caetano Viana. Ele é  cantor, compositor, produtor musical e violinista brasileiro. 

As músicas de Djavan são conhecidas pelas suas "cores". Ele retrata muito bem em suas composições a riqueza das cores do dia a dia e se utiliza de seus elementos em construções metafóricas de maneira distinta dos demais compositores. 

As músicas são amplas, confortáveis chegando ao requinte de um luxo acessível a todos. Até hoje é conhecido mundialmente pela sua tradição e o ritmo da música cantada. 

Djavan combina tradicionais ritmos sul-americanos com música popular dos Estados Unidos, Europa e África. Entre seus sucessos musicais destacam-se "Seduzir", "Flor de Lis", "Lilás", "Pétala", "Se…", "Nem Um Dia", "Eu te Devoro", "Açaí", "Segredo", "A Ilha", "Faltando um Pedaço", "Oceano", "Esquinas", "Samurai", "Boa Noite" e "Acelerou".


Antes de você se perder no vídeo de hoje, lhe direi um pouco das imagens que  inseri na edição do vídeo Oceano. 

São pedacinhos daqui da Ilha de Vitória,  a Praia de Camburi, com destaque para o Piér de Iemanjá, o Canal de Camburi e a ilha do Socó , uma rocha pertinho da praia...Venha "oceanar" comigo!!


Letra da canção:


Assim que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão
Dava pra ver o tempo ruir
Cadê você? Que solidão!
Esquecera de mim?

Enfim, de tudo o que há na Terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar
Longe de ti tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri

Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela dessas dores
Não sabe voltar, me dá teu calor

Vem me fazer feliz porque eu te amo
Você deságua em mim, e eu, oceano
Me esqueço que amar é quase uma dor
Só sei viver se for por você!

Entendendo a canção:

01 – O que o eu poético, quis nos transmitir nesta primeira estrofe?


Nesse primeiro momento Ele se dá conta de que o relacionamento chegou ao fim, que sua amada foi embora e que seu mundo desmoronou. Ele acredita que sua amada já o esqueceu. 


02 – Na segunda estrofe; Por que o eu poético, se mostra tão entristecido?


Porque ele está convicto de sua condição, ele denota o valor que ela, sua amada tem em sua vida, que ela tem o poder de compor tudo ao seu redor, como se o seu mundo só existisse ao lado dela, que seu sofrimento é tão intenso, que ninguém conseguiria descrever o que ele está sentindo nesse momento. 


03 – Quais os temores que se encontra na frase: “Amar é um deserto e seus temores”?


Ele faz uma analogia, comparando o amar com o deserto, que de dia é quente e a noite é frio, escuro e vazio.



04 – O que significa, na frase: “Vida que vai na sela dessas dores”?


Ele compara o fato de amar, como a vida que segue por caminhos desconhecidos.


05 – Em qual verso o eu poético pede o retorno da amada?


“Vem me fazer feliz porque eu te amo.”


06 – O que quer dizer o eu poético na frase: “Você deságua em mim, e eu, oceano.”


Que se sua amada voltar, ele a receberá de braços abertos, que seu amor é tão grande feito o oceano.


07 – Na frase: “Me esqueço que amar é quase uma dor / Só sei viver se for por você!” O que o eu poético diz a sua amada?


Que ele esquecerá tudo o que passou, mesmo sabendo que o amor é doloroso, irá reatar o relacionamento porque não sabe viver sem ela.


08 – Para você, a história contada na canção, tem início e fim?


Embora não tenha início, meio e fim, é bem definida.


09 – Na canção o eu poético, esperava um amor eterno, e o que aconteceu?


Após uma noite de amor, ao amanhecer ele não encontrou ao seu lado a sua amada, uma clássica decepção amorosa.


10 – Qual o sentimento do eu poético, após a desilusão amorosa?


Que não se pode obrigar alguém a corresponder o seu sentimento. O amor pode ser prazeroso, mas, também pode ser doloroso e duvidoso, a ponto de nos deixar perdido, como se estive num deserto, sem saber que rumo tomar e se vai chegar a algum lugar.


11 – O que o eu poético quis dizer em “Amar é quase uma dor”?


Nos faz pensar no sofrer, na dor do amar, e na dor da desilusão amorosa.


E para encerrar essa aventura com chave de ouro, a canção Oceano do Djavan, com imagens da Praia de Camburi, do início e da Ilha do Socó, que fica no meio da praia! Até a próxima!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram