Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]






Antes de entramos na poesia do azul do mar você sabe por que o mar é azul? Não? Então essa curiosa matéria é para você! E ainda tem a canção "Todo o Azul do Mar" para o seu deleite e apreciação... Lindo final de semana!  




Você já reparou que o mar só é azul quando visto de longe e que fica transparente quando você pega ele com a mão em conchinha ou quando leva para brincar no baldinho debaixo da barraca? Pois é, a água do mar, do rio, da cachoeira ou da torneira, é sempre transparente, a cor que nós vemos vai depender da quantidade de areia e outros microorganismos que não conseguimos ver e que ficam lá, flutuando na superfície da água, e que acabam refletindo a luz do sol. Ter o mar perto da gente é como apreciar um belo quadro:


Nós vemos o mar azul à distância porque na verdade estamos vendo o sol refletindo nessas substâncias em maior quantidade, que absorvem as outras cores e refletem o azul. Mas quando vemos de pertinho esse reflexo diminui, e a água fica transparente de novo.

Apesar de o mar refletir um pouco a cor do céu, ele não é azul por causa dele, mas sim porque a luz azul não é absorvida. Caso contrário o mar deveria ficar branquinho quando o céu está todo nublado, não é mesmo?

O mar só reflete a cor azul porque a absorção da luz é seletiva, e quando a luz penetra na água ela absorve o espectro eletromagnético das radiações que (olha só!) correspondem à luz vermelha. Ué, mas e o azul, você vai pensar. Acontece que o azul é a cor complementar à vermelha, então a que consegue atravessar é o azul. Assim, quanto maior a quantidade de água, mais azulzinha ela vai parecer. Principalmente se você se ater à imensidão do mar... Veja que degradê de azuis espetacular:


Por outro lado também existe mar verde, não é? É fácil de entender, seguindo o mesmo princípio: se você prestar atenção, nas praias próximas às ilhas e à costa, a água fica mais para verde do que para azul. Isso acontece porque existe mais matéria orgânica amarelada, como algas e sedimentos que interferem na reflexão da luz e quando se misturam com o verde forma a cor azul.

Ou seja, dependendo da quantidade e do tipo de partículas que estiverem em suspensão na água, o mar pode, na verdade, apresentar várias cores diferentes – e é verdade que nem todas são tão bonitas quanto o azul que você está acostumado. 


O Mar Negro, por exemplo, que fica entre a Turquia e a Rússia, tem esse nome justamente por causa da presença de bactérias que dão origem a ácidos escuros, que interferem na reflexão da luz. Já o Mar Vermelho, entre a Arábia e a África, tem águas ricas em ferro, mas mesmo assim essa coloração só aparece em alguns pontos. A água também pode ficar marrom em dias de chuva ou de tempestade por causa dos ventos e das correntezas que carregam detritos e reviram o fundo, mexendo a areia e deixado mais sedimentos em suspensão. Portanto amigo, o mar pode ser de todas as cores, mas é pelo  AZUL DO MAR  que me apaixonei...

A canção  do 🌐 14 Bis 💙  Todo Azul do Mar

TODO AZUL DO MAR


Foi assim
Como ver o mar
A primeira vez
Que meus olhos
Se viram no seu olhar...
Não tive a intenção
De me apaixonar
Mera distração e já era
Momento de se gostar...
Quando eu dei por mim
Nem tentei fugir
Do visgo que me prendeu
Dentro do seu olhar...
Quando eu mergulhei
No azul do mar
Sabia que era amor
E vinha prá ficar...
Daria prá pintar
Todo azul do céu
Dava prá encher o universo
Da vida que eu quis prá mim...
Tudo que eu fiz
Foi me confessar
Escravo do seu amor
Livre prá amar...
Quando eu mergulhei
Fundo nesse olhar
Fui dono do mar azul
De todo azul do mar...
Foi assim
Como ver o mar
Foi a primeira vez
Que eu vi o mar
Todo azul
Todo azul do mar...
Daria prá beber
Todo azul do mar
Foi quando mergulhei
No azul do mar...

Flávio Venturini E Ronaldo Bastos 

💙 Todo Azul do Mar é a canção que representa a suavidade e a calmaria do amor e do mar ...

💙 A  música foi lançada pelo 14 Bis, que é uma banda brasileira de Rock, que surgiu em Belo Horizonte, Minas Gerais, criada pelos irmãos Flávio e Cláudio Venturini, Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão.

💙 Em 1983, no Álbum A Idade da Luz, eles lançaram o hit, "Todo Azul do Mar" que é o maior espetáculo sonoro da poesia!


Assistam a nova edição 

Ou a edição antiga que publiquei no YouTube há alguns anos: 



Inspiração:   Hospital Inantil Sabará 
Imagens do Google e Tumblr, editados por Adriana Helena

4 comentários:

  1. Nooooooooooooooossa, que maravilha! Deu vontade de me atirar num mar lindo assim. Adorei! Ótimo fds! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, minha querida, que maravilha!!
      Águas tão clarinhas, parece coisa de cinema...
      O mar é um festival de cores, mas o azul marinho e o azul esmeralda são maravilhosos!
      Lindo final de semana querida e obrigada por sua especial e linda presença!
      Beijos! :))))

      Excluir
  2. parabéns!!!um espetáculo de matéria!ameiiii.bom fds pra nós💞

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram