Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]


A belíssima Lua de Morango


A lua cheia de morango – a primeira lua cheia após o solstício de junho – ocorrerá nesta noite,  24 de junho de 2021, coincidindo com o dia de São João. Descubra o que é a lua de morango e como vê-la!



Os amantes de eventos astronômicos como as "superluas" terão a oportunidade de ver a última de 2021 nesta quinta-feira (24). A chamada "Lua de Morango", embora não tenha grande mudança na aparência, ficará maior por causa da proximidade do astro com ao planeta Terra.

De acordo com o professor de Astronomia do Colégio do Corpo de Bombeiros, Romário Fernandes, no Estado do Ceará, ela surgirá às 17h35. Esta será a terceira Lua cheia mais próxima da terra neste ano, atrás das de maio e abril.


O que é a lua de morango?


A lua de morango, normalmente a primeira ou última lua de uma estação, marca a época de colher morangos na América do Norte.

A questão é, cada lua cheia tem seu próprio nome. Esses nomes geralmente nada têm a ver com a verdadeira cor do satélite natural, como a lua rosa. Em vez disso, as culturas antigas deram nomes às luas cheias com base no comportamento das plantas, animais ou do clima durante um mês em particular – e continuamos usando esses nomes.

Os nomes alternativos para a lua cheia de junho são lua de rosa, que denota a colheita de rosas na Europa, e lua quente, porque vem com o início do clima quente de verão no hemisfério norte.

A lua de morango marca a época de colher morangos no hemisfério norte


Quando ocorre a lua de morango em 2021?


Em 2021, a lua cheia de morango vai ocorrer em 24 de junho, às 18:39 GMT. Astronomicamente falando, a lua atinge sua fase cheia quando se posiciona oposta ao sol em longitude eclíptica.

 Em outras palavras, quando a elongação entre o sol e a lua é de 180°. Acompanhe a trajetória da lua no app Star Walk 2 e veja a posição do nosso satélite natural no céu durante a fase cheia.

Na verdade, você terá oportunidade de observar a lua cheia por muito mais tempo – ela vai parecer “cheia” por vários dias, especialmente a olho nu.


Como ver a Lua de Morango?



Para ele, o ideal é ver a Lua cheia quando ela estiver nascendo, pois o efeito visual se desfaz rapidamente. 

"Quanto mais cedo, mais interessante fica. Se deixar passar 20, 30 ou 40 minutos, passa".

Romário Fernandes explica que, somado ao tamanho aparente da Lua cheia, que se destaca, a "Lua de Morango" chamará ainda mais atenção se a pessoa estiver próxima ao horizonte.

"Nosso cérebro potencializa o tamanho aparente da Lua cheia quando a vemos perto de prédios, árvores, montanhas. O efeito visual fica mais significativo", indica.

 O ideal é ver a Lua cheia quando ela estiver nascendo


A primeira lua cheia da estação


Geralmente, há três luas cheias em uma estação astronômica – o período entre um solstício e um equinócio (ou vice-versa). Mas às vezes, acontece de ocorrerem quatro luas cheias em uma estação. Veja a seguir como será em 2021:


Solstício em 21 de junho


Lua cheia de morango em 24 de junho


Lua cheia do cervo em 24 de julho


Lua cheia do esturjão em 22 de agosto


Lua cheia da colheita em 20 de setembro


Equinócio em 22 de setembro


Agora que você sabe o que é uma lua de morango e os nomes das luas cheias em geral de acordo com o lugar, é hora de ouvir uma canção que é pura lua  de morango  repleta de nostalgia!! 
Com votos de céus claros e boas observações! Até a próxima!!




Crédito Texto:Vito Technology
Crédito de imagem:Vito Technology e Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram