Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]





A música e o mar, são verdadeiros aliados da felicidade. Nada como sentir a brisa do mar a nos envolver e nos fazer escrever o próprio nome ou o nome de alguém na areia. Isso é letra de uma linda canção que nos traz paz e nos deixa feliz. 

Venha conhecer mais detalhes desta canção, que nos anos 2000, nos encantou com o seu ritmo alegre e envolvente, mas cujo significado da letra sempre foi um mistério...Agora você vai dançar comigo na praia e saber tudo sobre o Xote dos Milagres!

A música de hoje é uma que sempre esteve na minha cabeça pelo ritmo super alegre...Eu sempre ouvia, mas nunca prestava tanto atenção assim na letra e no seu real significado. A melodia de "Xote dos Milagres "é intensa e martela na nossa mente, como uma doce canção de ninar grudenta. De tanto melodiar ela por aí, hoje vou decifrar todo o conteúdo desta linda canção...

A melodia é super gostosa de ouvir, por conta da tranquilidade, misturado a um ritmo animadinho, que lembra o nosso lindo sertão. Já a letra, é uma ótima reflexão que nos ensina da forma pura e simples, o que temos que ser, porque temos que ser ou por que mudar. Além de nos induzir a levar a felicidade a sério, deixando de lado o que é ruim.


Lançada em 2000, a música Xote dos Milagres foi um dos grandes hits da banda de forró Falamansa e voltou a ser assunto na internet em 2018. Isso porque a youtuber Jout Jout publicou um vídeo analisando a letra da canção que seria sobre a mãe do vocalista.

De acordo com Jout Jout trechos como “veja só, você é a única que não me dá valor” e “o sangue que corre em mim sai da tua veia“, apenas comprovam que: a mãe de Tato ( vocalista da canção) não aceitava a opção do rapaz em ser um ídolo do forró. Isso mesmo, a mãe do cantor não deu força ao rapaz para ele ser um cantor, porque ela era muito religiosa e não acreditava na carreira musical do filho. Não confiava em ele ser um artista, queria que fosse médico!


Mas se isso foi o suficiente para deixar a internet em polvorosa, o melhor estava por vir...

Tato, há um ano, publicou no Facebook da banda uma versão bem diferente para a canção. De acordo com o músico, a música foi escrita em homenagem a uma camela (sim, o animal, você leu certo) uma camela ...hahahahaha que ele criava na infância e não gostava muito da carreira musical do artista.

“Quando eu ensaiava, a camela ficava chorando”, explicou.
Gente, eu não entendi nada sobre a versão do Tato, mas isso não importa! O que realmente importa é a música que é maravilhosa!

O próprio Tato dá uma ‘alfinetada’ na mãe – e deixou muita gente achando que a história da camela seja, na verdade, uma brincadeira bem irônica... Sim, na verdade, o vocalista e escritor da música, apenas relatou na canção sua tristeza por sua mãe não ter lhe apoiado em sua carreira de músico... Mas o que importa é que a canção é um espetáculo e a letra maravilhosa!

Brincadeiras à parte, esta é a beleza da música, afinal a partir do momento em que ela é compartilhada, é o público quem atribui a ela um significado – seja ele pessoal ou não. A obra deixa de ser do artista e passa a ser universal.

Dá uma olhadinha na letra:


Xote dos milagres (Falamansa)


Escrevi seu nome na areia
O sangue que corre em mim sai da tua veia
Veja só você é a única que não me dá valor
Então por que será que este valor é o que eu ainda quero ter
Tenho tudo nas mãos, mas não tenho nada.
Então melhor ter nada e lutar pelo que eu quiser
Ê, mas péra aê.
Ouça o forró tocando e muita gente aê
Não é hora pra chorar
Porem não é pecado se eu falar de amor
Se eu canto sentimento seja ele qual for
Me leva onde eu quero ir
Se quiser também pode vir
Escuta o meu coração
Que bate no compasso da zabumba de paixão
Ê pra surdo ouvir, pra cego ver que este xote faz milagre acontecer.
Ê pra surdo ouvir, pra cego ver que este xote faz milagre acontecer.
Ê pra surdo ouvir, pra cego ver que este xote faz milagre acontecer.
Ê pra surdo ouvir, pra cego ver Falamansa faz milagre acontecer.

Compositor: TATO

Detalhes da Carreira da Banda Falamansa

Falamansa é uma excelente banda brasileira de forró formada em 1998 na cidade de São Paulo. Com a ascensão do forró nas noites da capital paulista, surgiu na cidade um movimento para atender a demanda das casas noturnas e do público adolescente, que se identificou de imediato com a dança e com o ritmo contagiante do estilo.

Além de começarem a compor suas primeiras canções logo nos primeiros meses do conjunto, Dezinho, Tato, Alemão e Valdir interpretavam sucessos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, misturando sempre o chamado "forró universitário" ou "forró pé-de-serra", com as raízes da música nordestina. Até 2001, o grupo teve mais de 1 milhão de cópias vendidas no Brasil.

A história do Falamansa começa em 1998, no último dia de inscrição para o 3º Festival de Música do Mackenzie. Tato morador da cidade de Piracicaba/SP, hoje autor e vocalista da banda, era DJ de forró e já tinha algumas composições próprias. Decidiu inscrever uma delas ("Asas") no festival. Porém, ele não tinha uma banda. Quatro dias depois o Falamansa, que até então não existia, estava entre os 20 convocados dos 160 grupos inscritos no festival. Tato lembrou do Alemão, amigo DJ que tocava zabumba. Alemão, por sua vez, chamou o vizinho, Dezinho, que tocava triângulo.

Falamansa em 2000

Junto com eles, uma flautista e um baixista que fizeram parte da primeira formação da banda. Ensaiaram duas tardes e "Asas" faturou o segundo lugar no evento. Aí entrou em cena o experiente Josivaldo Leite, o Waldir do Acordeon, que já havia tocado com nomes como Oswaldinho do Acordeon e Jorge de Altinho. Estava completa então a formação da banda que nunca se alterou. A Deckdisc ouviu o CD independente que eles gravaram em janeiro de 2000 e lançou Deixa Entrar, distribuído pela Abril Music. A banda começou a tocar em todas as terças-feiras na casa de shows Remelexo em Pinheiros, São Paulo.

Lançaram Essa É pra Vocês em 2001. Em 2003, o grupo lançou o terceiro álbum da carreira. Simples Mortais, como foi intitulado, tem como carro-chefe a música "100 Anos", que ganhou um videoclipe. O quarto álbum, Um Dia Perfeito, foi lançado em 2004, com canções inéditas como "Tempo de Paz", e algumas regravações como "Sete Meninas", de Dominguinhos, que já fazia parte do repertório de shows da banda.

Falamansa atualmente

Em 2005 chegou às lojas o CD e DVD MTV ao vivo. O material, gravado no dia 19 de fevereiro na Via Funchal, em São Paulo, contou com a participação de nomes como Dominguinhos, em "Sete Meninas" e "Forró do Bole Bole". O DVD com o registro do show traz galeria de fotos, making-of, entrevistas e um documentário sobre o forró universitário entre os principais sucessos estão "Xote dos Milagres" "Xote da Alegria" e "Rindo à Toa".

Em 2014, o álbum Amigo Velho ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raizes Brasileiras. E agora o meu último vídeo, onde te convido a dançar comigo na areia. Linda semana a todos!!



Inspiração:

Imagens do Tumblr e Google imagens editadas por Adriana Helena


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram