Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]




Hoje chegou a primavera  aqui no Hemisfério Sul e o Sol & Sal  trouxe uma florzinha para saudarmos essa estação tão bela diante do mar... Uma nova vida repleta de felicidade vai começar pois o arco-íris no firmamento nos enche de esperança. Mas você sabe como ele se forma? Então venha!


Várias lendas e a própria Bíblia Sagrada tentam explicar a origem do arco-íris. A mitologia grega diria que ele aparece sempre que a deusa Íris deixa um rastro colorido no céu, para transmitir aos homens as mensagens de Zeus, o todo-poderoso do Olimpo.

A primeira coisa que Noé e sua família fizeram ao sair da arca, depois de sobreviverem ao dilúvio, foi uma oferta, ou um presente a Deus que salvou sua família.

E Deus apreciou o presente, pois prometera a Noé que nunca mais ia destruir o mundo por um dilúvio, usando como símbolo o arco-íris.

Muitas vezes, depois duma chuva, quando o sol brilha de novo, vê-se um arco-íris.

Deus disse assim:


‘Prometo nunca mais destruir todas as pessoas e os animais por um dilúvio. Ponho meu arco-íris nas nuvens. E quando o arco-íris aparecer, eu o verei e me lembrarei da minha promessa.’


Gênesis 8:18-22; 9:9-17.


A explicação científica é bem menos romântica. O arco-íris surge quando o Sol ilumina a umidade suspensa no ar, após uma chuvarada, por exemplo. Quando um raio bate na borda de uma gotinha de água ou de vapor, a luz branca do Sol é desviada e se decompõe nas sete cores que compõem seu espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.


É o mesmo efeito do prisma, que aprendemos na escola: cada cor é refletida em um ângulo diferente e muda de direção ao retornar para a atmosfera.



A cor vermelha é a que se propaga mais rápido, formando a faixa superior do arco-íris. A violeta, a mais lenta, aparece na parte inferior.

"Quando a luz do sol atravessa um trecho de chuva, ela é refletida e refratada no interior das gotas e devolvida em várias cores ao ambiente", segundo o Departamento de Física da USP. Mas o arco-íris não existe realmente.


Ele é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega ao olho do observador.

Segundo cientistas, às vezes é possível que um segundo arco-íris, mais fraco, possa ser visto fora do arco-íris principal. Esse raro fenômeno ocorre quando há dupla reflexão da luz do sol nas gotas de chuva. Devido à reflexão extra, as cores do arco são invertidas quando comparadas com o arco-íris principal.

Trilha sonora e filme para apreciar o Arco-Íris


A canção-tema do musical "O mágico de Oz", um clássico de 1939, é “Somewhere over the rainbow”(que pode ser traduzido assim: Em algum lugar do arco-íris, gravada originariamente por por Judy Garland e que resgata o sonho dos direitos humanos.

Voltar para casa também é chegar a um lugar além do arco-íris, diz a letra da canção, e esse lugar, não tem nada a ver com o tal pote de ouro do folclore popular. Também não tem relação com posse ou poder, conforme explica o medroso Leão, na cena em que assume por breves momentos o posto de rei dos animais.




De Hollywood para o Havaí


Kamakawiwo'ole ou Bruddah IZ foi um cantor e compositor havaiano muito famoso em sua terra natal e era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos.

Nascido em Honolulu, Israel nunca ocultou a sua posição a favor da independência do Havaí e de defesa dos direitos dos nativos. Regravou “somewhere over the rainbow” em um mix com “What a wonderful World” poucos anos antes de morrer, em 1997.

Nesta versão maravilhosa, apenas se ouvem a sua voz suave acompanhada pelo seu ukulele que rapidamente se tornou um êxito mundial e que lhe rendeu vários prêmios.


O cenário, o humor e o ritmo da canção configura um astral maravilhoso. Uma gravação que ecoará para humanidade que eu tenho a honra de trazer agora, em minha nova edição para provar que a vida sim, é um sonho lindo que deve ser apreciado!!


Inspiração: https://www.terra.com.br/e https://pt.wikipedia.org/wiki/Israel_Kamakawiwo%27ole
Imagens do Pinterest e Google Imagens
Vídeo do Canal de Adriana Helena -
Inscreva-se 👉 https://youtube.com/c/AdrianaHelena 🎬

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram