Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]


 



Oi gente, de forma extraordinária hoje trago uma canção que você já deve conhecer, chama-se Vilarejo e é da nossa diva da MPB, Marisa Monte que  construiu uma trajetória de respeito ao compor letras que dialogam com os nossos sentimentos mais profundos. Sua voz suave e calma que aquieta corações conquistou um público diverso que se delicia com suas músicas. Eu sou fã de carteirinha!

Aos 6 anos, Marisa começou a estudar piano e logo se interessou também por bateria. Aos 19, ela deixou o curso na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e se mudou para a Itália, onde tocou em bares e casas noturnas.

A partir daí, ela ganhou o mundo com grandes sucessos, como é o caso de Vilarejo, que fala sobre um lugar onde todos vivem em harmonia e paz.

Quer se aprofundar um pouco mais no significado da música? Venha comigo!

Análise da música Vilarejo 

A música Vilarejo faz parte do álbum Infinito Particular, o sexto da cantora, lançado em 2006. A sonoridade consegue nos transportar para esse lugar calmo e especial onde as pessoas podem viver com mais dignidade. 

É uma canção que fala, principalmente, sobre esperança e transformação pessoal para se chegar a esse vilarejo que parece tão utópico diante das mazelas do mundo. Eis a minha edição com a letra da canção para você se embrenhar na natureza...



Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão


A letra começa situando o ouvinte a respeito do local onde tudo acontece. Neste cenário há um vento bom e uma varanda para se aconchegar, deitar no chão e apreciar a paisagem. 

Nos passa a ideia de um lugar especial, com clima gostoso e vida agradável, sem grandes preocupações. 

Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraíso se mudou para lá
Por cima das casas, cal
Frutas em qualquer quintal
Peitos fartos, filhos fortes
Sonhos semeando o mundo real

Neste vilarejo, o coração pode ficar calmo, todos estão em paz, sem discussões motivadas pela razão. É terra de gente forte, heróis e casas agradáveis. 

Há fartura e mães com alimento para tornar os filhos fortes e saudáveis. Os sonhos são semeados com amor, construindo assim um mundo real e perfeito.

Assim é o vilarejo de Marisa Monte, que retrata esse ambiente fantástico, onde as pessoas viveriam em harmonia com o todo. Pode parecer algo inalcançável, mas a proposta da letra é fazer a gente refletir sobre qual seria o nosso papel para conquistar esse paraíso.

Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-Lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Vem andar e voa

Aqui, a música usa opostos e cita Palestina, repleta de conflitos, e Xangri-Lá, referência ao livro Horizonte Perdido, escrito por James Hilton em 1933, que fala de uma região paradisíaca que estaria escondida montanhas do Tibet. 


Ambos seriam somente um no vilarejo, já que lá os conflitos não existem e todos podem viver tranquilamente. Também não deixa de ser uma crítica a respeito dos horrores da guerra, mesmo de forma singela, porque em toda a composição, Marisa ressalta a poesia e a sensibilidade. 

Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar

Ao contrário daqui, do mundo real em que diariamente existe uma corrida contra o relógio, no paraíso o tempo espera e é sempre primavera.

Aqui, estamos cada vez mais trancados dentro de casa, com medo, enquanto no Vilarejo todos podem deixar portas e janelas abertas para que a sorte entre. 

Em todas as mesas, pão
Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção
Tem um verdadeiro amor
Para quando você for

No último verso, ganhamos mais alguns elementos sobre o que há nesse lugar especial. Em todas as mesas há pão e flores, ou seja, existe fartura e beleza para que todos desfrutem do momento.

Não há discórdia, nem fome, nem dor… e em um ambiente tão especial assim, só poderia haver amor.



O paraíso é interno 

A letra da música Vilarejo transmite a sensação de esperança ao idealizar um mundo perfeito, sem espaço para as mazelas que estamos tão acostumados a ver.

Porém, Marisa Monte chegou a comentar sobre a composição durante uma entrevista para o jornal O Estado de São Paulo, e disse que Vilarejo fala sobre transformação interior. 

Marisa Monte
Créditos: Letras de Músicas

Sem dúvida, é difícil imaginar um paraíso em que todos possam viver bem e em harmonia. Mas como fica a responsabilidade de cada um para tornar a vida melhor?

De acordo com Marisa, não é só cobrar do governo: devemos refletir sobre o que é possível fazermos no dia a dia. 

Acho que o indivíduo é a sociedade. Então, essa canção fala de todas aquelas coisas maravilhosas que o mundo poderia ser e é também um olhar contrastante em relação ao que a gente vive hoje.

Qualquer um pode ser esse lugar se trabalhar as suas questões internas e se transformar visando a sua própria evolução. Cuidar do nosso já é um grande avanço rumo a esse lugar de paz dentro da gente. 

E a minha edição da canção de Marisa Monte 

Eis a minha edição com a letra da canção para você se embrenhar na natureza, com os pés no chão, sentindo o farfalhar das folhas, o ar puro , o barulhinho da água diretamente na fonte... Espero que aprecie...


Imagens do Google Imagens e Tumblr
Vídeo Vilarejo do Canal de Adriana Helena no YouTube

2 comentários:

  1. Olá Adriana
    Essa música é um bálsamo para quem ouve e o seu vídeo complementou a serenidade que sentimos quando internalizamos a letra desta fabulosa canção
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracita, quanto tempo querida!!
      Fiquei encantada com o seu retorno, o seu delicado comentário, muito obrigada!!
      Agora estou me especializando em edição de vídeos e captando as canções que mais tocam o nosso coração!
      Agradeço a sua presença, fiquei muito feliz!!
      Um beijo e um início de semana maravilhoso!! :))))

      Excluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram