Minha Ideia de Felicidade
Sabe qual é a minha ideia de felicidade? Ela pode ser resumida em uma xícara de café refletindo as ondas do mar...Será que consegue me entender? Então venha comigo agora que eu te explico. No final você vai compreender...
Hoje de de manhã bem cedinho senti um cheirinho suave e doce do jasmim que veio de um buquê de flores...Tomei um café, mas o café, surpreendentemente não me ajudou naquele momento, algo ainda me fazia muita falta nesta manhã e o dia não ia muito bem...
Comecei a pensar: Onde está a luz da alma? A arte na mais pura forma? Acho que só com os anjos, e eles, moram nos detalhes. E continuei refletindo...
Será que existe algum passo a passo para se obter a felicidade? Será que, ao seguir o que está escrito em um livro bem elaborado, posso chegar ao estado supremo de felicidade? Será que existe um curso para se aprender a ser feliz? Como ser feliz com algumas coisas ruins também acontecendo?
Pois é gente...Você já reparou quantos posts, artigos, cursos, palestras e pesquisas estão sempre nos sendo apresentados, para que possamos achar o caminho da felicidade? É vendido, e isso não é de agora, o desvendar do segredo do alcance da felicidade. Em muitos casos, é sistematizado em uma fórmula, um passo a passo “Divino” para o alcance de um estado superior. Mas não é tão simples assim alcançá-la...
Mas será que existe tal estado e tal fórmula para seu alcance?
Primeiramente, existe um estado em que tudo é perfeito, em que não existe desapontamento, dor, tristeza, medo, raiva, rancor e outros estados negativos?
Essa pergunta requer uma análise profunda. Eu tenho a minha resposta, mas ela não necessariamente é a sua também. Para ficarmos cada um com o nosso pensar sobre isso, não vou respondê-la.
Existindo esse estado, é possível mantê-lo, a todo momento, no nosso dia a dia, em nossa vida?
Novamente, essa é uma pergunta pessoal. É uma busca ligada à filosofia, psicologia, teologia, religiões, terapias e outras formas de explicar o mundo e de se conectar a um estado supremo.
Mas a primeira pergunta que deveríamos fazer é: O QUE É FELICIDADE PARA MIM? Faça-a.
Perceba a sua resposta, se ela é puramente material (adquirir coisas: casa, emprego, dinheiro, viagens, pessoas); emocional (estar alegre, rir, não ter problemas e nem preocupações); espiritual (estar no estado supremo, conectado a Deus, estar na natureza), e se ela lhe parece alcançável, ou seja, se é possível nessa vida – no ambiente que você está – isso ser encontrado.
Veja que se a fórmula é Ter, então provavelmente você passará a vida buscando ter mais, e cada vez mais, sem uma satisfação ou contentamento com o que possui atualmente. A felicidade sempre estará em um acontecimento futuro.
Se a fórmula é Estar, ou seja, você estar num momento sem problemas, sem deveres, sem trabalhos, sem afazeres, sem preocupações, sem dores ou tristezas; logo, você está mais para um desejo de morte. O mundo está acontecendo nesse momento e você não o mudará por causa da sua vontade interna – a questão, aqui, é se identificar ou não com tudo isso.
Se a fórmula for Ser, então você está interessado em algum tipo de busca, em algo longe, em algum presente Divino, uma vez que está colocando a sua felicidade para QUANDO isso acontecer (e isso pode acontecer ou não). Colocamos, dessa forma, a nossa felicidade em um patamar muito distante, longe de ser alcançado. É como se estivéssemos colocando o nosso troféu de felicidade lá naquela última prateleira da estante, onde ela fica bonita, mas de onde não é possível retirá-la.
Uma outra questão é que o conceito de felicidade também varia conforme vamos crescendo. Quando éramos crianças, a felicidade poderia ter sido brincar com os amigos ou aquele bolo de cenoura com calda de chocolate... Quando viramos adolescentes, a felicidade poderia ser estar com aquela garota ou garoto. Quando nos tornamos adultos, ela pode se tornar termos um emprego bem remunerado, uma casa ou filhos. Quando nos tornamos idosos, a felicidade pode ser acordar um dia após ter dormido bem, ou não sentir nenhuma dor. (Que já é praticamente o meu caso, hahaha)
Após essa reflexão, responda agora, o que é felicidade para você?
Perceba que, quanto mais longe você colocar a sua felicidade, mais difícil estará deixando a sua vida. Sua ideia de felicidade pode ser estar bem daqui a 10 anos, ou estar bem nesse exato momento. Sua felicidade pode ser nunca mais ficar triste ou ficar contente nesse exato momento.
Perceba, também, que uma vida perfeita - sem dor, traumas ou tristezas -, conforme é vendido pela psicologia do positivismo ou da autoajuda, é querer uma ilusão. Pela teoria Freudiana: sem a infelicidade, a frustração e o trauma, não haveria cultura. Mas, apesar disso tudo, deve existir um momento ou local em que podemos estar bem, independentemente do que esteja acontecendo ao nosso redor. Essa pode ser a verdadeira fonte da felicidade.
E nós temos, ainda, uma série de reflexões para fazer sobre esse tema.
Todos os desejos são de felicidade. Este é o objetivo de todo desejo, não é? Ainda assim, quantas vezes o seu desejo conduz você ao seu objetivo?
Você já pensou sobre a natureza do desejo? Ele significa alegria amanhã e não agora, não é? A alegria não é nunca amanhã. É sempre agora. Quando você está cheio de alegria, como você pode ter desejos? E como você pode estar alegre neste mesmo momento se você tem desejos? O desejo aparece para te levar à felicidade.
Pois é amigos, esse texto não esgota o tema da felicidade... Creio ser um assunto quase infinito... Mas posso te dizer que felicidade para mim é poder tomar uma xícara de café quente pela manhã e depois caminhar com os pés descalços sob a areia branquinha da praia... Isso para mim é a FELICIDADE e é tão simples... É surfar nas ondas do mar...
🏂 "You" é uma linda canção da banda Switchfoot , formada por músicos surfistas. O nome "Switchfoot" é um termo do surf. "Nós gostamos de surfar e surfamos a vida toda, então para nós, esse nome faz sentido." (Jon Foreman responde durante entrevista a Jesus Freak Hideout).
🏂 Switchfoot é uma banda de rock alternativo formada por Jon Foreman (vocais, guitarra), Tim Foreman (baixo, vocal), Chad Butler (bateria, percussão), Jerome Fontamillas (guitarra, teclados, vocal), e Drew Shirley (guitarra).
Conhecidos pelos seus concertos ao vivo bem energéticos, os três guitarristas na frente do conjunto freqüentemente tocam ao mesmo tempo, tirando um som sensacional!
🌐 Fazem música para pessoas que pensam; com letras tematicamente filosóficas, baseadas em poemas e perspectivas alternativas. São incríveis!
Assista ao vídeo no Facebook Clicando aqui 🌐 Switchfoot - You
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Switchfoot e imagens do meu arquivo pessoal e gif do Tumblr
Adorei tuas ideias de felicidade e os momentos muito felizes sempre foram vividos no mar.ADORO! beijos, lindo fds! chica
ResponderExcluirChica, que alegria que tenha vindo aqui ler as minhas ideias maluquinhas de felicidade...hehehe
ExcluirE um pouquinho de tudo, e se tivermos a companhia do mar, então já teremos 90 % de pura felicidade!!
Beijos e uma semana encantadora querida!! Obrigada por sua doce presença!! :))))
Adriana, vim avisar que acaba de ewntrar lá> Obrigadão! bjs, tudo de bom,chica
ResponderExcluirhttps://maresdachica.blogspot.com/2020/11/blog-post_15.html
Chica, fiquei encantada com o seu carinho de colocar o meu mar "particular" no seu lindo blog!!! Aproveito para te desejar um lindo início de 2021, porque 2020 já cancelamos...hehehe
ExcluirAgradeço por todo o carinho e a presença sempre gentil!!
Beijos de todo o coração amiga!! :)))