Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]


Bem-Vindos ao Sol & Sal

Oi gente querida! Mais uma verdade foi revelada: estar perto do mar faz bem para a nossa saúde. A velha sabedoria foi reafirmada e os estudos comprovaram...Ah, e nem precisamos de motivos para apreciar a beleza do mar e saber que ele só traz felicidade não é mesmo? Agora você vai se sentir muito melhor depois de saber os detalhes desta brilhante pesquisa. Venha viajar na saúde! 😀


As pessoas muitas vezes concentram-se nas ameaças que o oceano representa para a saúde humana, quer se trate de tempestades e inundações, proliferação de algas nocivas ou poluição.

Mas a pesquisa mostra que os gastos do tempo à beira-mar tem muitos efeitos positivos sobre a saúde e bem-estar, afirmou a epidemiologista Lora Fleming, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, numa conferência de ciência política da União Geofísica Americana.

A noção de que estar perto de uma praia o faz sentir saudável não é nova, é claro. Os médicos prescreviam viagens à praia ou visitas a "banhos" em hospitais - clínicas especiais que ofereciam tratamentos com banhos da água do mar ainda já no século 18.

Mas só recentemente os cientistas começaram a estudar os benefícios de saúde do oceano experimentalmente, disse Fleming. Colegas de Fleming começaram um projeto chamado "Blue Gym" para estudar como os ambientes naturais de água podem ser usados para promover a saúde humana e o bem-estar. Só de olhar esse azul já nos curamos de tudo não é gente?
Azul do Mar

Numa experiência, aos participantes do estudo foram mostradas fotografias de vistas sobre o oceano, campos verdes ou cidades, e foi-lhes perguntado quanto eles estavam dispostos a pagar por um quarto de hotel em cada um desses pontos de vista. As pessoas estavam dispostas a pagar mais por um quarto com vista para o mar, mostraram os resultados.

Quando você coloca uma pessoa num ambiente de praia, "não vai haver nenhuma grande surpresa para você ao notar que as pessoas relaxam", disse o pesquisador Mathew White, psicólogo ambiental em Exeter. A questão, segundo ele, é a forma como muitas pessoas experimentam esses efeitos sobre a saúde, e qual o seu impacto na saúde das pessoas.

White e seus colegas também analisaram dados do censo na Inglaterra, para ver como viver perto de uma costa afeta a saúde das pessoas. Eles descobriram que as pessoas que viviam perto da costa relataram uma melhor saúde. 
Bem-Vindos ao Blog da Saúde 


É possível que as pessoas que vivem mais próximas à costa sejam simplesmente mais economicamente abastados e tenham um melhor acesso aos cuidados de saúde. Mas o estudo descobriu que os benefícios de saúde de proximidade do oceano foram maiores para as comunidades sócio-economicamente carentes também!

Os pesquisadores estão agora a fazer experiências de laboratório para estudar os benefícios fisiológicos da vida costeira. Nas experiências, as pessoas em situações de stress, como em cirurgia dental, olham para uma praia virtual, na sala do dentista. O julgamento está em andamento, mas os primeiros estudos sugerem que as pessoas relatam sentir menos dor quando imersos num cenário de praia. Isso não é fantástico? Até eu melhoro ao ver uma imagem assim...rsrs
Lindo Mar

Estes estudos sugerem que a exposição do oceano pode ser uma forma útil de terapia, disse Fleming. Por exemplo, o surf pode melhorar o bem-estar das crianças problemáticas, disse ela. Ainda assim, muitas perguntas permanecem.


Estudos futuros terão de considerar se as crianças e outras populações apresentam os mesmos benefícios da vida costeira, qual a "dose" ideal de tempo gasto no oceano, e quanto tempo os efeitos na saúde se mantêm.

Os pesquisadores também analisaram o efeito de mover-se para perto da costa. A aproximação do mar "melhora significativamente o bem-estar", disse White. O ambiente à beira-mar pode reduzir o stress e estimular a atividade física, acrescentou.

 E te digo com toda a franqueza que eu sou mais uma prova disso tudo aí...rsrs A proximidade do mar estimula, sem dúvida nenhuma, a prática da atividade física e isso melhora incondicionalmente a nossa saúde. Conseguem sentir daí tudo o que o mar nos transmite? 😉
Eu e o Mar

Também ainda não está claro como o crescimento das comunidades humanas pode afetar o ambiente de praia. Afinal ainda fica difícil para toda a população movimentar-se para as áreas costeiras a fim de obter esse benefício restaurador. Os campos e as cidades do interior também possuem seus atrativos. Afinal, não será muito fácil ou benéfico se todos começarem a mover-se para a praia de uma vez, afirma Fleming.


Então amigos, o que você está esperando para vir correndo ver o mar e sentir o balançar das ondas? Sua saúde agradece. Se não tem acesso, programe sua próxima viagem de férias junto ao mar para se beneficiar de toda essa maravilha do balançar das ondas...



Tem até frases motivadoras sobre a beleza do mar ...

Eu te quero só para mim como as ondas são do mar. 😍💘
Então vamos ver o mar, quem sabe assim, vamos relaxar. 💭🌊
Em plena praia no céu azul, brilhava o sol… ☀✨
Mar calmo nunca fez bom marinheiro. 🌊🙇
As dores no amor são tantas quanto as conchinhas da praia. 🐚💔
O mar não é um obstáculo: é um caminho. 🔐💛
Mar, doce lar. 🌊🏡
Onde há mar, toda pedra no caminho é enfeite. 🌊✅
Vou pedir ao mar por mais sorte e aprender à navegar. 🌊⚠️
Sor(rio) mas prefiro a(mar). 💜☮️
Mar salgado chamado de lar. 🌊💜
O amor está no m(ar). 🌊💙💨
Fosse o mar mais feminino, chamaria a mar e eu amaria. 🌊💙🌀
O amor é como o mar, te seduz, depois te afoga. 🌊🙇
Se o pensamento é positivo, a maré é sempre boa. 👊🌀
Há mares que vem pra bem. ⚠️👊
No teu (a)mar se desatam os meus nós de marinheiro. 🌀🙇⚠️
Entre o meu mar de ansiedade ainda existe felicidade. ⚠️💛
Deve existir algo estranhamente sagrado no sal: está em nossas lágrimas e no mar. 💙🌀💧
Então vamos pra praia, pra ver o mar… Sentir a onda bater, ideias clarear. 🌾🚣
Viaje Viaje, Acima dos velhos vulcões, Deslizando tuas asas sob o tapete voador, Viaje, viaje, Eternamente. Das nuvens até os pântanos, Do vento da Espanha à chuva do Equador, Viaje, viaje, Voe até as alturas. Acima das capitais, das idéias fatais, Olhe o oceano.
💙🌀🌊


2 comentários:

  1. Que lindo,Adriana e não tenho a menor dúvida. Perto do mar VIVEMOS, longe dele, como nós aqui, apenas sobrevivemos,AFFF! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, muito boa tarde querida!
      Fico tão feliz com a sua visita!
      Sim, mas vocês vão dar um jeitinho depois desta pandemia e visitar o mar... Será lindo!!
      Beijos e muito obrigada pela presença e carinho amiga! :)))

      Excluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram