Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]



Uma das dúvidas mais comuns no  nosso imaginário é: Por que o mar é salgado? Seria um depósito de lágrimas? Apesar de ser uma questão aparentemente complexa, a resposta passa pela compreensão de dois processos: o ciclo da água e o desgaste das rochas.

Sabemos que a água é um dos principais agentes de transformação do relevo. Ela lentamente desgasta as formações rochosas, transformando-as em sedimentos (partículas de rochas). Nesse processo, ela também retira os sais minerais existentes nesses mesmas rochas, aumentando o seu próprio grau de salinidade.

E isso não acontece somente com as rochas litorâneas desgastadas pela água oceânica. Nos rios, esse processo também ocorre, mas, na maioria dos casos, os rios deságuam em mares e oceanos, que recebem toda essa carga de sais minerais gerada.

Mas isso não é tudo para explicar por que a água do mar é salgada. É preciso entender algumas questões referentes ao ciclo hidrológico.

Tempestade no mar


A maior parte da água que evapora para a atmosfera é dos oceanos, responsáveis por cerca de 83% de todo o vapor emitido. No entanto, desse total, apenas 76% transforma-se em chuvas para os próprios oceanos. O restante atinge as áreas continentais, de forma que as bacias hidrográficas direcionam essa água para o leito dos rios.

Portanto, nos rios, chove mais do que evapora; mas, nos oceanos, ocorre o oposto. Por isso, quando os rios deságuam novamente nos mares, eles carregam consigo mais íons e sais minerais provenientes das rochas por eles desgastadas, gerando um acúmulo de sal novamente

O equilíbrio da quantidade de sal nos oceanos só é mantido pela existência da fauna marinha (crustáceos, ouriços e outros), que utiliza parte desse sal para construir conchas, carapaças e outros elementos. Além disso, o processo de formação das bacias sedimentares faz com que esses sais minerais sejam convertidos em rochas com o material residual existente em seu fundo.

O equilíbrio da quantidade de sal é mantido pela fauna marinha


Vale lembrar que não são apenas os oceanos que possuem água salgada. Alguns rios e lagos também podem apresentar essa configuração. É o caso, por exemplo, do Mar Morto, que não é mar, e sim um grande lago de água salgada abastecido basicamente pelo Rio Jordão, no limite entre Israel e Jordânia. Como nessa região o índice de evaporação é muito elevado, os sais gerados pelo rio e depositados no lago fazem com que essa localidade apresente o maior nível de salinidade do planeta, a ponto de, com exceção de algumas bactérias, nenhum ser vivo conseguir sobreviver nesse ambiente.

Mar Morto
Acúmulo de sal na costa do Mar Morto


Um último aspecto a ser ressaltado é que o Cloreto de Sódio (NaCl), mais conhecido como sal de cozinha, não é o único entre os sais minerais existentes nos oceanos, embora seja o mais abundante. Também se encontram presentes o carbonato de cálcio (CaCO3), o cloreto de magnésio (MgCl2), o cloreto de potássio (KCl) e muitas outras substâncias químicas.

Música para chorar um mar inteiro de emoção...


E já que o assunto é mar e salidade, que tal se emocionar com a canção canção  "Back For Good" da Banda Take That? 

E você a conhece,  já sabe o quanto é linda...Mas se jamais a escutou, não conseguirá parar de ouví-la por um só minuto. 

"Back for Good" foi gravada pela banda britânica  Take That para seu terceiro álbum de estúdio, Nobody Else em 1995. ♬♪

Foi escrito e produzido pelo vocalista Gary Barlow, com uma produção adicional feita por Chris Porter. A canção liderou o Reino Unido e alcançou grande sucesso em muitos países ao redor do mundo. 

Integrantes do Take That

♬Take That é um grupo de música pop britânico atualmente consistido por Gary Barlow, Mark Owen e Howard Donald. A formação original também contou com o icônico Robbie Williams, que saiu do grupo em 1995 e Jason Orange, que partiu da banda em 2014. 

Criado em Manchester em 1989, o grupo alcançou maior sucesso vendendo mais de 30 milhões de cópias entre 1991 e 1996 antes de os membros se separarem. 

♪ A música "Back For Good" foi se transformando ao longo dos anos e agora apareceu em uma forma ligeiramente remixada, que acrescentou instrumentação extra, incluindo batidas de bateria adicionais. Foi um grande sucesso no Brasil em 1995 e 1996, graças à novela Explode Coração. ♫ 

Para ilustrar a canção, preparei o vídeo com cenas de um clipe do perfume Chanel número 5, estrelado pela supermodelo Gisele Bündchen pegando uma super onda em pleno mar! mas não se engane, a Gisele "pegou a onda"apenas digitalmente", porém ficou um espetáculo!! Beijos, queridos! Tomara que apreciem!


Wikipédia Thak That 
Imagens do Google Imagens
Vídeo do Canal no YouTube de Adriana Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram