Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]



Hoje a superfície do mar será  a nossa companhia. E será a beleza do mar de Trancoso, na Bahia ao som da música "Shallow", tema do filme Nasce Uma Estrela,  estrelado por por Lady Gaga & Bradley Cooper. A lindeza do mar e da música irão te encantar...


Trancoso é um destino delicioso para ser curtido sem pressa. Um passeio de um dia não será suficiente para conhecer o melhor desse vilarejo encantador no Litoral Sul da Bahia. O ideal é ficar por lá ao menos quatro ou cinco dias para conseguir entrar no clima e relaxar. E quanto mais tempo você tiver na região, mais paraísos distantes poderá percorrer. 

O passeio em Trancoso começa no Quadrado, mas pode facilmente ir até o vilarejo de Caraíva ou à Ponta do Corumbau. Basta ter tempo e disposição! Certeza que cada porção de areia valerá os dias de viagem. Para ajudar a otimizar o tempo nos seus momentos de descanso, veja algumas dicas para fazer em Trancoso quando estiver por lá.



Comece pelo Quadrado de Trancoso

Você precisará de apenas alguns minutos caminhando tranquilamente pelo Quadrado para cair de amores por Trancoso. No entorno de uma grande área verde, à beira das falésias, estão as casinhas coloridas que são a cara do vilarejo. A ponta é marcada pela Igreja de São João Batista, também conhecida como a Igrejinha do Quadrado. Emoldurada ao fundo pelo mar, a Igrejinha é o principal cartão-postal de Trancoso e parada obrigatória para um lindo retrato. 

Com sorte, você verá uma celebração de casamento acontecendo em meio aos turistas. A vida no Quadrado passa devagar. Lá é lugar para se sentar e flanar sem se preocupar com o tempo. Sendo assim, nada de correria no Quadrado. Escolha uma sombra sob as árvores, um fundo com o colorido das casinhas e um dos maravilhosos pratos servidos nos restaurantes locais. Assim, você já se sentirá em casa e entrará no clima rapidinho.


Conheça o máximo possível de praias


As praias são as principais atrações de Trancoso. Não há como negar isso! E todas elas são especiais. Com cenários que variam entre falésias majestosas, mar transparente, piscinas naturais, belos coqueirais e longas faixas de areia, Trancoso é um destino perfeito para os amantes de praia. E por lá você encontrará desde praias agitadas até as mais desertas porções de areia. Tudo em um trecho do litoral baiano que pode ser percorrido tranquilamente a pé.


As praias mais movimentadas de Trancoso são a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, as duas localizadas bem pertinho do Quadrado de Trancoso. Depois delas, ainda com infraestrutura, vale seguir rumo ao norte até a Praia do Rio da Barra e a Praia de Taípe (já na fronteira com Arraial d’Ajuda). Na mesma linha, agora para o sul, vá à Praia do Rio Verde e à Praia de Itapororoca. Na sequência, começa uma série de praias praticamente desertas e sem infraestrutura alguma. No caminho, estão a Praia de Patimirim, a Praia de Itaquena e a Praia Barra do Rio dos Frades. Um pouco mais distante, seguindo rumo ao sul pela estrada ou a pé pela faixa de areia, compensa ir até as maravilhosas Praia do Outeiro, Praia dos Amores e uma das grandes atrações de Trancoso: a Praia do Espelho! Todas valem a visita e, acredite, elas são diferentes umas das outras. 


Faça ao menos uma longa caminhada à beira-mar


Esta é a melhor maneira de conhecer bem as praias de Trancoso. Fazer uma longa caminhada pela beira-mar ajuda a entender a sequência de faixas de areia e permite reparar em cada um dos detalhes que compõem aquela paisagem esplêndida de Trancoso. Vale sair da Praia dos Coqueiros rumo a Arraial d’Ajuda e também rumo à Praia do Espelho. Se a energia não der pra tanto, não se preocupe. 

Caminhe o quanto puder e, quando o gás acabar, lembre-se que você tem o mar para mergulhar. Todas as praias de Trancoso são interligadas pela faixa de areia, o que permite caminhar por todas elas sem parar. O ideal é fazer as caminhadas na maré baixa, quando a faixa está mais longa e firme e é mais fácil andar. 



Não deixe de passar o dia em uma praia deserta


Não é tão comum encontrar nas cidades de praia faixas de areia desertas, mas em Trancoso isso é possível e, o que é melhor, o acesso é bem fácil. Há diversas praias que são desertas e sem nenhuma infraestrutura em Trancoso. Outras oferecem apenas um ou dois restaurantes e, no restante da faixa de areia, não há nada que lembre a presença de civilização. Se você curte a sensação de estar em uma praia sem ninguém, corra para um desses paraísos.


Para quem não quer uma praia totalmente deserta, mas deseja ter essa experiência por alguns momentos, vale ir até a Praia do Rio da Barra e a Praia do Taípe (na divisa com Arraial d’Ajuda). As duas oferecem restaurantes, mas têm longo trecho sem nada. Se a pedida for por isolamento total, as melhores opções são a Praia de Patimirim, a Praia de Itaquena e a Praia Barra do Rio dos Frades. As três são livres de construções, quiosques ou restaurantes. O máximo que pode acontecer é encontrar alguns outros turistas também em busca de sossego. 


Conheça a Praia do Espelho

Fora do circuito das praias mais próximas ao centro de Trancoso, a Praia do Espelho passa despercebida por muitos turistas que visitam a região. A verdade, no entanto, é que a Praia do Espelho oferece uma das mais fascinantes paisagens entre as praias de Trancoso. Com grandes falésias coloridas, piscinas naturais, deliciosos restaurantes e pousadas charmosas, a Praia do Espelho é imperdível para quem gosta de ir além do básico. Ainda será possível conhecer a Praia dos Amores e Praia do Outeiro, as duas vizinhas ao Espelho. Para chegar à Praia do Espelho, vale ir de carro, quadriciclo, lancha e até a pé! 



Faça um mergulho e um passeio para observação de baleias jubarte

O litoral da Bahia é repleto de vida. Em meio aos corais que forram as piscinas naturais, é fácil observar dezenas de espécies de peixes e outros animais marinhos. Aproveite para fazer alguns mergulhos com snorkel e também com cilindro, especialmente no Parque Marinho Recife de Fora. Para ver animais maiores, como as baleias jubarte, a melhor época é de julho a outubro, quando elas aparecem aos montes no Litoral Sul da Bahia. Não perca a chance de observar esses animais maravilhosos. 




E agora vamos ao vídeo de "Shallow"com cenas de Trancoso

 "Shallow" significa "raso",  "superfície" mas a mensagem da música, que ganhou o Oscar de "Melhor Canção Original" em 2019, é muito mais do que uma tradução do termo. Quanto mais nas profundezas, mais conectados e seguros eles se sentem. Nas profundezas ninguém pode os machucar ou alcançar, lá eles estão seguros...

Em entrevista à Variety, Lady Gaga falou sobre o que quis passar com a letra:

Tem sido chocante e surpreendente ver as pessoas se apegarem a essa música, porque é, para mim, como artista, uma das coisas mais autênticas que escrevi.


Lady Gaga  em uma das cenas mais significativas  do filme

A cantora ainda relacionou a importância da canção com a forma em que ela foi exibida no longa pela primeira vez, em uma cena em que o personagem de Cooper está sentado no meio-fio de um estacionamento, ouvindo a personagem de Gaga cantar alguns versos de "Shallow":


"Esta é uma conversa entre um homem e uma mulher, e ele realmente a escuta", disse Gaga. “E acho que vivemos em um momento em que isso é algo realmente importante para as mulheres. As mulheres querem ser ouvidas.  E isso realmente é lindo!! Tomara que apreciem a edição! Até mais amigos queridos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram