O alinhamento de Júpiter e Vênus provocará um brilho intenso no céu |
Conjunções planetárias acontecem todos os anos, mas esta será muito especial. A junção do brilho de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, com o de Vênus, que é o mais brilhante, criará um brilho intenso e espetacular, garante a Nasa, a agência espacial americana.
Mas você sabe o motivo dos planetas brilharem no céu? Simplesmente porque eles refletem a luz do Sol e por isso conseguimos vê-los.
Os astrônomos amadores poderão testemunhar um evento único neste início de mês: o alinhamento de Vênus e Júpiter no céu.
É um fenômeno conhecido como conjunção planetária, que acontece quando um planeta se alinha com uma lua, estrela ou outro planeta de forma que, da Terra, eles parecem estar colidindo.
Quando e por quanto tempo o fenômeno pode ser apreciado?
Desde meados de fevereiro, Júpiter e Vênus parecem estar cada vez mais próximos no céu.
No entanto, o melhor momento para apreciar esta conjunção será na noite desta quinta-feira (2 de março), quando os dois planetas poderão ser vistos com apenas meio grau de separação, segundo a Nasa.
Os planetas serão visíveis a partir do pôr do sol e parecerão marchar juntos em direção ao oeste até desaparecerem no horizonte após algumas horas.
Durante o dia eles estarão no ponto mais próximo, embora indistinguíveis por causa da luz solar, mas serão vistos à noite e ao pôr do sol.
Essas são informações de César Fuentes, astrônomo da Universidade do Chile e doutor em Astrofísica pela Universidade de Harvard, à revista National Geographic.
Como e onde ver o alinhamento de Vênus e Júpiter?
O fenômeno pode ser visto em todo o mundo", disse Francisca Contreras, astrônoma da Universidade do Chile, à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC.
A especialista explicou que os interessados em ver o espetáculo precisam estar em uma área sem nuvens, em que seja possível ver o horizonte e pouca poluição luminosa (luzes de cidades, por exemplo).
Encontrando o lugar ideal, o observador terá apenas que aguardar o pôr do sol, erguer os olhos para o horizonte e aguardar o aparecimento dos dois pontos luminosos, que começarão a se separar gradativamente.
O alinhamento de Vênus e Júpiter será especialmente brilhante — Foto: Getty Images
O fenômeno será visível a olho nu, mas o uso de binóculos ou telescópio permitirá capturar mais detalhes de cada planeta e, em particular, apreciar os quatro satélites de Júpiter.
Quem não conseguir ver os planetas na noite de quinta-feira poderá vê-los na noite seguinte, mas eles já estarão mais distantes.
Saiba que Júpiter é especialmente visível devido ao seu tamanho — é o maior planeta do nosso sistema solar. Com um raio de 69.911 km, é 11 vezes mais largo que a Terra.
Vênus, que tem aproximadamente o mesmo tamanho e densidade da Terra, tem atmosfera com muitas nuvens, que refletem muito bem os raios do sol de volta ao espaço.
Vênus, que tem aproximadamente o mesmo tamanho e densidade da Terra, tem atmosfera com muitas nuvens, que refletem muito bem os raios do sol de volta ao espaço.
Como eu dificilmente consigo ver a alinhamento e o brilho dos planetas (apesar das minhas inúmeras tentativas anteriormente) - Para quem acompanha o Sol & Sal sabe que sou incansável...☺ , por isso vou deixar com vocês, a trilha sonora ideal para ver o alinhamento de Vênus e Júpiter. É música que vai fazer a sua madrugada passar rapidinho, basta que esteja na escuridão da noite, lado a lado...
Conheça mais detalhes da canção que você acabou de ouvir:
🌠 🌠 " By My Side " é um single da banda australiana INXS, retirado do álbum X . A música é uma balada baseada em piano, cordas e violão com um grande refrão.
🌠 🌠 🌠 A canção foi escrita por Andrew Farriss e Michael Hutchence como parte das sessões de 1990 para o álbum X. O produtor musical Chris Thomas, que produziu o álbum, também recebe créditos como compositor, contribuindo especificamente para o refrão e o arranjo, conforme explicado nas notas do encarte da edição especial do álbum X em 2002.
🌠 🌠 🌠 🌠 Junto com " Never Tear Us Apart ", (que eu já editei) "By My Side" foi uma das duas canções do INXS tocadas no funeral do vocalista Michael Hutchence que partiu precocemente, deixando seu legado musical para sempre!
Aproveite e também se inscreva no meu Canal no YouTube. Tem muita novidade por lá que você vai adorar!
Olá, Adriana.
ResponderExcluirDe arrepiar a edição desse vídeo, menina. Além de adorar essa música, sou meio selenita, e vivo com a cabeça no mundo da lua e com os pés no espaço. Amei.
Agora, quanto ao alinhamento dos planetas :( ... poxa, vou perder mais um evento cósmico. A poluição luminosa daqui é tremenda, e raramente vejo algo. Até os eventos mais comuns e que se consegue ver das cidades, aqui é complicado, pois junto com a luminosidade, ainda tem nuvem demais. Que pena. Mas valeu a aula, moça.
Grande abraço, Dri. E sorte pra ti pra ver o alinhamento.
Marcio
Márcio, querido amigo!! Puxa, você foi o único que veio ver o brilho radiante do encontro de Vênus e Júpiter? Ohhh eu fiquei tão fascinada com esse fenômeno que não hesitei em escrever sobre ele depois de fazer umas pesquisas...
ExcluirMas o vídeo com a canção do INXS, preciso confessar, que é uma das minhas edições favoritas de todos os tempos ...Não sei se foi a escuridão da noite ou a conjunção dos planetas, mas essa música mexe demais comigo, tem uma aura fantástica, e pelo visto também te agrada , pois temos os pés no chão e a cabeça no espaço sideral, não sei qual a galáxia: Vivemos navegando mentalmente em um mundo infinito....
Eu não consegui ver a conjunção por um detalhe: dormi, não acordei na hora certa..rsrs
Ando cansada demais por causa do calor aqui em Vitória, hoje a previsão é chegar a 38 com sensação de 42... Será barra pesada amigo!!
Grata pelo carinho imensa da presença!!
Lindo final de semana!!
Para mim, simples terráqueo, a vida no espaço é uma incógnita. Penso que a nossa segurança depende do equilíbrio entre o movimento de todos os planetas e corpos celestes que gravitam no espaço.
ResponderExcluirAgradeço a informação partilhada e quero dizer que também gostei muito da canção.
Abraço de amizade, Adriana Helena.
Juvenal Nunes
Juvenal, grata pelo comentário amigo!!
ExcluirEssa canção do INXS é muito enigmática e ao mesmo tempo mística!!
Fico feliz que tenha gostado e agradeço o carinho da presença!
Tenha uma semana maravilhosa!! :))))
Olá Adriana Helena
ResponderExcluirEu não conhecedora de astronomia mas acredito ter visto esse alinhamento dos planetas aqui em minha cidade
E digo que foi um espetáculo mágico quase surreal
Que a luz da ressurreição de Cristo ilumine o seu caminho e guie seus passos sempre.
Uma feliz e abençoada páscoa
Beijinhos
Gracita, muito obrigada pelo carinho da presença querida amiga!!
ExcluirEu adoro acompanhar o movimento dos astros e estou sempre verificando qual o caminho que a lua, os planetas ou as estrelas estão tomando...É uma energia surreal!!
Um grande beijo e um maravilhoso tempo pascal Gracita!!