Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]





Nesta noite você vai ter o privilégio de ver um fenômeno incrível  chamado de 'dança dos planetas'  que só acontecerá novamente em 2040. Veja qual o melhor horário para observar.


Desde o começo do mês, cinco planetas do Sistema Solar (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) estão visíveis no céu ao mesmo tempo. Agora, na noite  desta sexta-feira (24), observadores do mundo inteiro terão a melhor oportunidade para ver o raro 'alinhamento' quíntuplo.


Nesta noite de 24 de junho a lua crescente se junta à formação planetária. 



De acordo com o AccuWeather, os planetas são brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu. E nesta sexta, a lua crescente também estará alinhada aos astros, brilhando entre Vênus e Marte.


O melhor horário para ver os cinco planetas e a Lua é 30 minutos antes do nascer do sol.


Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, a Lua se juntará a essa "dança dos planetas" nos próximos dois dias.



Mercúrio, que era o planeta mais difícil de ser observado até então, também poderá ser visto, até que os raios solares dificultem o flagra.



Este fenômeno raro não ocorre desde dezembro de 2004 e, este ano, a distância entre Mercúrio e Saturno será menor, segundo a revista Sky & Telescope.

Astrônomo registra alinhamento de 4 planetas e da Lua no céu de Goiânia, Goiás, em junho de 2022. — Foto: Arquivo Pessoal Clayton Gubio


Não é preciso nenhum equipamento especial para assistir ao espetáculo, basta ter uma visão limpa e desobstruída do horizonte.

Agora vou te dar dicas incríveis para você poder ver tudo!

Primeira Regra:  Saiba para onde olhar. Os planetas estão bem baixos no campo visual e a sudeste, ou seja, do mesmo lado que o sol nasce ; se ainda não teve uma ideia, para os litorâneos é do lado da praia;

Segunda Regra:

Os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão alinhados nas duas semanas pela primeira vez em mais de dez anos. No céu, eles aparecem como se fossem estrelas bem brilhantes e estarão bem próximos da linha do horizonte ao amanhecer. 


Terceira Regra:

O primeiro planeta a ser visto é Mercúrio. Será o menor e mais à esquerda. Procure pela Estrela D;Alva, a mais brilhante do céu ; que, na verdade, é o planeta Vênus. Eles vão se aproximar até ficarem a apenas cinco graus de distância.

Quarta  Regra:

Os demais planetas estão sempre numa linha ascendente à direita de Vênus. O primeiro é Saturno, que você reconhecerá pela coloração amarelada (se tiver um telescópio, mesmo amador, a oportunidade é sem igual). Mais à direita, estará Marte, em um tom alaranjado. Por fim, e bem mais ao alto, estará Júpiter (nesse caso, alguns especialistas alertam que até com binóculos será possível ver os traços de quatro das luas do planeta gigante).


Segundo os astrônomos, um outro evento do tipo só ocorrerá em 2040. Portanto, não perca!!E para acompanhar esse momento sublime a trilha sonora é comigo, com os meus vídeos preferidos de planetas!





A terceira é do Crowded House - Don't Dream It's Over ) O sonho não acabou.


A quarta é do Coldplay - A Sky Full of Stars- Céu de Estrelas


Agora  você vai deixar escrito aí nos comentários qual a sua música preferida desse rol de 4! Estou aguardando ansiosa! Feliz vista do alinhamento dos planetas gente!

Pesquisa & Referência :https://g1.globo.com/ciencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram