Post Page Advertisement [Top]




A melhor chance de ver a chuva de meteoros mais linda de 2022 será 
na noite desta quarta-feira (Dia 14 de dezembro). São esperadas quedas de cerca de cem meteoros por hora. Venha saber como assistir!

Fragmentos de corpos celestes, como asteroides, os meteoros poderão ser vistos a olho nu no céu de todo o Brasil.

A Geminídeas, conhecida por meteoros brilhantes e intensamente coloridos, estão riscando o céu noturno desde o final de novembro, e a chuva atingirá o pico na noite desta quarta-feira.

Se você tivesse que definir uma (chuva de meteoros) como a melhor do ano, seria a Geminídeas, disse Robert Lunsford, da American Meteor Society. 

 

Normalmente, de uma área suburbana, sob boas condições, você provavelmente poderia ver de 30 a 40 meteoros (em uma hora).

No entanto, não há como escapar do grande farol no céu que esconderá a maioria dos meteoros mais fracos este ano: a lua estará brilhando com 72% de plenitude, de acordo com a American Meteor Society.


O brilho da lua poderá ser um empecilho que atrapalhe a visibilidade da chuva de meteoros

Ainda vai ser uma boa chuva, mesmo com a lua”, disse Bill Cooke, chefe do Meteoroid Environment Office da Nasa. 

Encontre um céu decentemente escuro, encontre algo que bloqueie a lua, talvez um prédio ou uma árvore, e desvie o olhar da lua para o céu.


O crescimento da Geminídeas


Observada pela primeira vez em meados de 1800, a chuva inicialmente tinha apenas 20 meteoros visíveis por hora, no máximo. Desde então, a Geminídeas reapareceu a cada ano, ficando cada vez mais forte em número. Na década de 1960, o evento ultrapassou a substancial Perseidas de agosto, que já foi a chuva mais forte, com taxas de 50 a 100 meteoros visíveis por hora.

A Geminídeas é única porque sua fonte é o asteroide 3200 Phaethon, enquanto a maioria das outras chuvas de meteoros nascem de detritos de cometas gelados. É por isso que o fluxo da Geminídeas pode ser imprevisível – porque é mais difícil modelar separações de asteroides, disse Cooke.

Como ver a chuva de meteoros

A Geminídeas estará acontecendo de 19 de novembro a 24 de dezembro, de acordo com a EarthSky, mas suas taxas de meteoros por hora começam a atingir dois dígitos depois de 10 de dezembro.

A Geminídeas será visível de todas as partes do mundo, mas para o Hemisfério Sul, é melhor ver no meio da noite, por volta das 2 da manhã.


A visibilidade será mais intensa às 2 horas da manhã


De acordo com os dados da câmera de meteoros da Nasa, a chuva Geminídeas está entre as melhores para a produção de bolas de fogo, meteoros que são mais brilhantes que o planeta Vênus, perdendo apenas para a Perseidas. Os maiores e mais brilhantes meteoros costumam ter uma cor esverdeada.


“Quando você vê um meteoro queimar na atmosfera da Terra, você está vendo algo que está no espaço há muito tempo”, disse Cooke. 

Do ponto de vista científico, ao estudá-lo, podemos aprender algo sobre o que compõe esses cometas. Para o observador casual, eles são belos fogos de artifício – chuvas de meteoros são fogos de artifício da natureza.

A próxima e última grande chuva anual de meteoros de 2022 será a dos Ursidas, com pico na noite de 22 de dezembro, de acordo com a EarthSky.

E para acompanhar essa chuva eu trago uma trilha sonora magnífica com músicas especiais que editei especialmente para você acompanhar esse momento sublime!


E de quebra uma playlist com 35 músicas incríveis, onde o céu, a lua e as estrelas serão suas melhores companhias nesta noite de chuva de meteoros!


Fontes de Pesquisa:
Imagens do Google Imagens e Tumblr

7 comentários:

  1. Boa noite de paz, querida amiga Adriana!
    Que vídeo maravilhoso!
    O Crowdet numa tradução espetacular.
    Ainda vou ouvir o outro com calma.
    Não vou ver a chuva de meteoros, mas gostei de saber tanta informação boa. Você nos oferta tudo meticulosamente. Parabéns!
    Tenha dias abençoados com muita inspiração linda.
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, muito boa noite querida!
      Eu, apesar de ter acordado às 2 da madrugada para ver a chuva de meteoros nõa foi possível visualizá-la em razão do céu estar muito nublado e chuvoso...Uma pena pois sou fascinada pelos meteoros e adoraria vê-los!! ;)))
      Ahh e essa canção é uma das minhas preferidas, por isso a traduzi com tanto empenho para ilustrar a chuva de estrelas!!
      Beijos querida e obrigada pelo carinho da presença!! :))))

      Excluir
  2. Bóra brigar! E briga feia!
    :( :( :( :(
    Menina, que é isso? Faz uma penca de postagem que venho aqui, e você me diz pra ver a lua! Daí, acordo de madrugada prá ver a lua, e tá nublado! E hojeeeeeeeeeeee..... que não tá nublado, você me diz pra me esconder da lua??????????
    Me diz, o que risca o céu? Qual a sensação de ter algo cortando em amarelo ou verde-esmeralda, o horizonte do teu olhar? Até onde uma mera sensação de paz te apetece?
    Precisa dizer não, eu falo! O verde-esmeralda de um risco no horizonte representa tudo aquilo que aquelas fadas, as mesmas que tanto nos falaram lá na infância, nos moldaram nos olhos dos ouvidos. Precisávamos escutar tudo aquilo que víamos, pois enxergá-los era impossível. Eram histórias para aquietar almas pueris inquietas, mas a gente enxergava, escutava e até palatava. Éramos crianças, e podíamos tudo. Crescemos... que pena! E a sensação de paz? Essa é fácil! Ela cresce conosco, e vira música! Crowded? David Bowie? Você escolhe. Mas, afinal, o que risca o céu?
    O que risca o céu, mesmo nublado, é o gosto meio amargo do caramelo, o azedo da tangerina, o salgado da salada de tomate, o avinagrado do vinho que ficou na geladeira. O que risca o céu, mesmo sem chuva de meteoro, é o desejo do amanhã, o sonho afã da menina que jamais desistiu de rodar a saia no frevo de Elba!
    Pena que eu tenho daquele que só conhece o céu estrelado ou nublado. O verdadeiro céu está na boca, e tantos deuses tentaram nos dizer isso, não é? Antes de conhecer o infinito do céu, conhece o céu infinito de sabores que tua boca te dá! Tão perto, tão dentro, tão você!
    Maaaaaaaaaaaaas, vou lá fora, e hoje, céu limpo. Difícil vai ser me distanciar da lua! Existe um amor correspondido entre eu e ela. Mas você disse (ou disseram) que preciso deixá-la de lado. Amo a lua, vai ser difícil!!
    Que bela crônica, menina! Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, assim que li a introdução do seu comentário fiquei preocupada...rsrs
      É verdade, eu adoro a lua e já fiz um sem número de postagens para vê-la; e todas com trilha musical...E de repente digo que a lua atrapalha a visibilidade não é? Mas é só neste caso, quando os meteoros estão a cair...rsrs
      A luz da lua atrapalha porque os meteoros só são visíveis na total escuridão...Infelizmente quem mora nas cidades fica difícil driblar as luzes e ver uma pontinha de meteoro que seja... Eu mesma não consegui porque o céu estava carregado de densas nuvens de chuva ( Aqui em Vitória continua chovendo bastante)
      E suas palavras riscaram minha mente divinamente...
      Realmente tem o dom de escrever de uma forma fluída, uma experiência em blogar que nunca tinha visto até então...
      Ficou lindo mesmo a metáfora com o céu da boca! Eu mesma não havia me atentado para essa particularidade! Mas você é sagaz e trouxe para todos nós aqui nos comentários! Parabéns!
      Ahh, mas não se preocupe pois tenho muitas canções exaltando a lua e pouquíssimas falando de meteoros tá? Então não fique irritado porque a lua continua dominando tudo por aqui! :)))
      Abraços!!

      Excluir
  3. Ahhhhhhhhh!! Mais uma coisa! STARMAN - David Bowie. Pois é!!!
    Estacionei em Nenhum de Nós - O ASTRONAUTA DE MÁRMORE, e fazia muito tempo que não via ou escutava a versão original! Deu um baita choque pela diferença na versão. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Márcio, apenas quando editei a canção do David Bowie é que me atentei que o Nenhum de Nós havia feito uma versão de "Starman," mas com letra totalmente diferente da versão original do Bowie! O Grupo apenas utilizou a base da melodia e criou uma nova história para a canção, que tornou-se uma referência no rock dos anos 80! A letra do "Nenhum de Nós" é muito mais significativa não é verdade? Boa noite e tomara que ainda consiga ver a chuva de meteoros que se estenderá até o final do mês, mas a cada dia ela se tornará menos visível!
      Já a lua estará sempre iluminando nossos céus!!
      Linda semana!!

      Excluir
  4. "Na noite natalina lembremo-nos dos sofrimentos de tantos pequeninos e peçamos a Deus que Ele tenha compaixão. Na noite em que Jesus nasceu os anjos cantaram Glória. Alegrem-se e, como os anjos, rendamos graças ao nosso Deus."

    Querida amiga Adriana, boa tarde de antevéspera de Natal!
    Feliz e abençoado Natal para você e sua família!
    Beijinhos fraternos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram