Prepare-se para um dos espetáculos astronômicos mais impressionantes do ano: a chuva de meteoros Geminídeas atinge seu ápice entre as noites de 13 e 14 de dezembro. Conhecida pela intensidade e brilho, a chuva pode alcançar até 120 meteoros por hora, segundo o Observatório Nacional.
Apesar da presença da Lua quase cheia, que pode atrapalhar um pouco a visibilidade, a Nasa garante que os meteoros das Geminídeas são especialmente brilhantes, permitindo sua observação mesmo em condições menos ideais. Além disso, o fenômeno poderá ser apreciado até uma semana antes do pico.
Como e onde observar
A chuva de meteoros parece irradiar da constelação de Gêmeos, perto da estrela Castor. No entanto, os especialistas recomendam mirar levemente ao lado dessa região para avistar rastros mais longos e luminosos.
Locais afastados de centros urbanos, com céu limpo e baixa poluição luminosa, são ideais para assistir ao espetáculo. Não é necessário nenhum equipamento especial, como telescópios ou binóculos — a beleza das Geminídeas pode ser contemplada a olho nu.
Dicas para aproveitar melhor o evento:
Escolha um local escuro e confortável para observar.
Leve uma cadeira reclinável ou deite-se sobre uma manta para maior comodidade.
Permita que seus olhos se adaptem à escuridão por cerca de 20 minutos antes de começar.
O que torna as Geminídeas tão especiais?
Ao contrário da maioria das chuvas de meteoros, que têm origem em cometas, as Geminídeas são geradas pelo asteroide 3200 Phaethon. Com meteoros que atingem uma velocidade de 34 km/s e brilham com magnitude 2.6, o evento se destaca por sua singularidade e beleza.
Descoberta no século 19, essa chuva tem se tornado cada vez mais intensa. De cerca de 10 meteoros por hora no início, passou a atingir picos de até 120 por hora, consolidando-se como uma das chuvas mais esperadas no calendário astronômico.
Acredite! Anime-se! Você pode e consegue ver essa chuva de meteoros!
Sua motivação pessoal depende também da sua capacidade de acreditar, de se animar, de incitar em si mesmo essa inspiração para agir. Por isso, essa canção que recomendo relembra o poder que você tem de fazer as coisas acontecerem.
A canção High (Para Sempre Você e Eu) do duo Lighthouse Family vai te animar, te elevar e te transformar.
Lighthouse Family é uma dupla de Soul Music britânica formada pelo vocalista Tunde Baiyewu e pelo tecladista Paul Tucker. A dupla ganhou destaque em meados da década de 1990, e inicialmente permaneceu ativa até o início dos anos 2000.
O duo Lighthouse Family
O que significa Higt?
“High” é usado para coisas que estão longe do chão; em outras palavras, que estão a uma longa distância entre o topo e a base. Também usamos “high” para coisas inanimadas, como montanhas, janelas, estantes, muros etc. High é para você que vai chegar lá no alto!
Sinta agora apenas um pouquinho do que é a canção High em versos que irão te levar para outro mundo e te fazer dançar de tanta alegria!
Quando você está à beira das lágrimas, lembre-se que um dia tudo vai acabar...Um dia nós vamos chegar tão ALTO!Você não acha que já está na hora de COMEÇAR A fazer o que SEMPRE quis?Um dia NÓS VAMOS chegar bem lá no ALTO!
E preciso dizer mais alguma coisa? Aproveite a oportunidade para se encantar com esse espetáculo gratuito que ilumina o céu noturno, conectando ciência e beleza natural de forma única ouvindo uma linda playlist que preparei para você.
Foi particularmente difícil escrever para vocês nesta semana e mais complexo ainda montar essa linda seleção musical. Por isso, tomara que aprecie, pois é com todo o meu carinho! Linda chuva de meteroros!
Compartilhe a Playlist com seus amigos clicando AQUI
Que legal vai ser se conseguirmos ver essa chuva!
ResponderExcluirBelo espetáculo!
beijos, tuuuuuuudo de bom,chica
Querida Chica, essa encantadora chuva de meteoros chegou para trazer luz e esperança amiga!!
ExcluirTomara que consigamos ver, será um espetáculo inesquecível!!!
Obrigada pela presença amiga, sinto sua falta!!!
Beijos e uma linda quinta-feira!!!
Olá, querida amiga Adriana!
ResponderExcluirAmanhã estarei dia todo em Vitória.
A noite, vou estar grudada na janela para ver se tenho a sorte de ver.
Tenha uma sexta 13 abençoada!
Beijinhos
Querida Rosélia, que saudades!!
ExcluirGrata por ter vindo observar esse evento tão lindo que terá seu ápice entre as noites de 13 e 14 de dezembro. Aqui em Vitória hoje está bem nublado, mas espero que logo mais a noite possamos contemplar essa graça tão lindo no céu!
Feliz Sexta-Feira querida!! Se cuida!!!
Beijos!