Post Page Advertisement [Top]



O Saci esperando a passagem do Cometa Sem Cabeça

Com certeza, neste dia 31 de outubro, muitos de vocês já estão sabendo que é noite Halloween, ou dia do Saci aqui no Brasil.  Entretanto deixemos a noite das bruxas para a cultura americana e vamos comemorar o nosso genuíno folclore brasileiro enquanto avistamos a passagem do "Cometa sem Cabeça."

É isso mesmo que você leu : Hoje esperaremos a passagem do "Cometa sem Cabeça" inspirado em um personagem do nosso  folclore : a "Mula Sem Cabeça."

O "Cometa sem Cabeça" deve atravessar o céu nesta noite de Halloween ou melhor, a noite do Saci. Antes de você saber sobre o cometa,  leia o pequeno relato de alguns dos personagens do nosso folclore, afinal hoje é a noite do Saci.


Saci-Pererê


Há quem diga que o Saci-Pererê é criação dos povos indígenas da Região das Missões, no Sul do País. Verdade ou não, o fato é que o menino negro deIlustração. Menino negro, de um perna só, short e gorros vermelhos. Não usa camisa e nem sapato. Está com os braços escondidos atrás das costas e tem um olhar de danado. uma perna só e gorro vermelho é uma das figuras mais conhecidas do folclore brasileiro. Saci está sempre com seu cachimbo, pulando para lá e para cá ou voando em um redemoinho. Seu passatempo é pregar peças nas pessoas. Ele adora, entre outras travessuras, esconder objetos (que dificilmente são encontrados novamente) ou confundir as pessoas e fazer com que se percam.

Cuca


Quem nunca ficou com medo de ser raptado ao ouvir a cantiga “Nana neném que a Cuca vem pegar…”?

A lenda da Cuca surgiu na Península Ibérica, onde ficam Espanha e Portugal. Lá ela era chamada de “Coca” e tinha a forma de um dragão. Acredita-se que a lenda tenha viajado até o Brasil na época da colonização portuguesa. Mas fama, mesmo, ela ganhou muitos anos depois, nas histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.  Associada ao bicho papão, a figura da Cuca é usada para fazer medo às crianças que não obedecem seus pais e não querem dormir.

Curupira

Ilustração. Menino de pele morena, cabelo vermelho, olhos verdes e pés virados para trás. Está segurando uma flecha. Usa um colar e uma saia marrom feita de penas.Defensor da natureza, o Curupira vive nas matas brasileiras, espantando quem quer destruir as matas. Para cumprir sua missão, a criatura de cabelos vermelhos e pés virados para trás emite sons e assovios que dão medo. É muito difícil encontrá-lo, pois, quando anda, suas pegadas vão marcando o caminho contrário que ele está fazendo.


Mula sem cabeça


Ilustração. Xereta está montada numa mula sem cabeça. Do lugar da cabeça, saiImagine uma mula – uma cria de jumento com égua – que, no lugar da cabeça, tem uma chama fortíssima. É a mula sem cabeça. A lenda explica a sua origem assim: trata-se de uma mulher que foi amaldiçoada por namorar um padre. Nas noites de quinta para sexta-feira, ela se transforma no animal e sai galopando na escuridão, assustando quem a encontra pelo caminho.

Prontinho, agora você está preparado para saber a trajetória do Cometa Sem Cabeça 

Explicação do  “Cometa sem Cabeça”

O mês de outubro ganhou um fenômeno astronômico espetacular. À medida que o  Cometa C/2023 A3 ( Tsuchinshan-ATLAS ) vai ganhando distância do nosso planeta, os habitantes da Terra terão a oportunidade de ver o C/2024 S1 ( ATLAS ), que promete ficar mais brilhante que Vênus .

A expectativa é que o fenômeno astronômico possa ser visto até o dia 31 de outubro (conhecido também como Halloween ou Dia do Saci, no Brasil ). 

O C/2024 S1 , porém, pode não atender às expectativas de luminosidade, ainda ser desmembrado – ficando conhecido como o “cometa sem cabeça”, o que seria perfeito para a data.

Esse é o segundo cometa que pode ser visto neste mês de outubro, concorrendo como o “mais brilhante do século”. Anteriormente, C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) foi o mais brilhante dos últimos 13 anos a passar próximo à Terra e visível a olho nu.

Segundo o site Star Walker Space, o C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) adquiriu uma longa cauda, com cerca de 42 vezes o tamanho do disco da Lua Cheia. Isso porque o astro passou pelo Sol, aqueceu consideravelmente, as partículas de gelo se evaporam e escaparam rapidamente para o espaço.  Com isso, uma grande quantidade de poeira se espalhou, formando uma cauda longa e brilhante. 

Expectativa de Ver o Cometa - Realidade: Não vai dar para ver kkkkk


O Cometa sem Cabeça chama-se ATLAS

Recentemente, especulações na mídia internacional sugeriram que o C/2024 S1 (ATLAS) poderia brilhar a ponto de ser visível à luz do dia, mas a informação é enganosa. Sinais de sua fragmentação já são visíveis, o que explica seu brilho reduzido à medida que se aproxima do Sol.


À medida que cometas se aproximam da nossa estrela, geralmente seu brilho aumenta rapidamente. No entanto, com apenas uma semana para o ATLAS alcançar a fotosfera solar, sua luminosidade está em torno de magnitude 10 – cerca de 40 vezes mais fraco que a estrela mais tênue visível a olho nu, e com indícios de enfraquecimento.


O cometa C/2024 S1 (ATLAS) chegou a desenvolver uma fina cauda de gás de 1 grau de comprimento. Isso também pode ser um sinal do processo de desintegração do núcleo do cometa.

 Segundo os especialistas, à medida que fragmentos individuais se soltam do objeto espacial, eles queimam, aumentam a área da coma e, assim, aumentam abruptamente o brilho do cometa.


Ainda há a possibilidade de um grande fragmento do núcleo do cometa sobreviva à fragmentação. 

Estamos na expectativa de  ver o Cometa Sem Cabeça com o auxílio de telescópios



O C/2024 S1 (ATLAS)


O C/2024 S1 (ATLAS) pertence à família Kreutz, série de cometas rasantes, caracterizados por órbitas que os colocam extremamente próximos do Sol no periélio. Especialistas acreditam que sejam os fragmentos de um grande cometa que partiu-se por vários séculos. Esse tipo de atrás leva o nome do astrônomo alemão Heinrich Kreutz, que foi o primeiro a demonstrar que eles eram relacionados.

Pesquisas indicam que, há quase mil anos, um grande cometa fragmentou-se em pedaços de diversos tamanhos, que continuam a orbitar o Sol em ciclos de 500 a 800 anos. Esses fragmentos passam muito próximos ao Sol, chegando a menos de 1,5 milhão de km de distância. O cometa ATLAS é um desses fragmentos e deve alcançar 548,8 mil km do Sol em 28 de outubro, enfrentando temperaturas extremas e forças gravitacionais intensas – um desafio à sua integridade.

Como ver o cometa?

No Hemisfério Sul, o melhor momento para observar o fenômeno é nos dias antes do periélio, em 28 de outubro. Entretanto, o cometa pode já ter se desintegrado. Nesse caso, os admiradores podem começar a procurá-lo o quanto antes. Já no Hemisfério Norte, o cometa pode ser visível por alguns dias após o periélio, se sobreviver. Ou seja: Mesmo que esteja com o maior telescópio do mundo você não verá nem o rastro do Cometa Altlas...rsrs  Provavelmente ele já se desintegrou na atmosfera. Mas ainda há esperança : aqui no blog você consegue ver ele inteirinho.


O Cometa e sua cauda antes de desintegrar 


E a música final é um  clássico do Guns N' Roses, perfeita para essa noite misteriosa.

Essa é uma das minhas edições musicais favoritas e é bem antiga. Se fosse preciso escolher uma palavra para definir “November Rain” seria: perfeição. 

O conjunto formado por letra, melodia, interpretação, solo e videoclipe faz dela um dos mais belos sucessos do rock.

Logo que foi lançada, chegou à 3ª posição da Billboard e entrou no top 10 de dez países diferentes; É o 31º single mais vendido de todos os tempos na Alemanha. O solo está em 6º lugar na lista dos “100 Maiores Solos de Guitarra”, pela revista “Guitar World”. 

Além de tudo, ela ainda é considerada uma das dez maiores canções de todos os tempos pela revista inglesa “Kerrang!” 

O hit é um dos mais longos da discografia do grupo e contou com a participação de uma orquestra para fazer o som de fundo. A MTV considerou o vídeo como melhor da história da música mundial, melhor cinematografia, e ele é um dos mais caros de todos os tempos, com um orçamento equivalente a 1,5 milhões de dólares. Nele, tudo é grandioso, inclusive o tempo uma vez que a música tem quase 9 minutos de duração! 

Aproveitem o vídeo amigos, porque nesta noite será mais provável você ver algum personagem do nosso folclore, como o  Curupira ou uma bruxa do Halloween do que o cometa sem cabeça. hahahahahahahhahaha 😂😃😄😆 (risada aterrorizante  de bruxa)  rsrs




Inspiração :

Imagens do Google e do Tumblr

4 comentários:

  1. Boa tardinha de Paz, querida amiga Adriana!
    Gosto muito do nosso folclore.
    Do dia das bruxas, só mesmo os docinhos no curso de inglês...
    O vídeo é muito bom.
    Tenha um novembro abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia, obrigada por ter vindo ao blog para alegrar esse momento de ver um cometa que mistura a cultura americana do Halloween com o folclore brasileiro. Saiba que esse termo de homenagear a "mula sem cabeça" foi eu mesma que inventei para dar um ar misterioso ao post...hehehehehehe
      Mas o preferido mesmo é o vídeo com a música dos Guns N. Roses! Um dos meus primeiros trabalhos de edição no YouTube. E lá se vão 6 anos...Quanto tempo e ainda é um dos meus vídeos favoritos...Eu ainda nem entendia bem de edição, fazia com o coração.
      E que nosso novembro seja abençoado pelas chuvas!!
      Beijos e já antecipo desejos de um lindo final de semana! :)))))))

      Excluir
  2. Que post interessante trazendo todos os personagens ! E esse cometa lindo! Fica bem! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, eu trouxe os nossos personagens misteriosos na noite de Halloween justamente para mostrar o quanto a nossa cultura é rica. E olha que até fugiu ao tema, porque eu estava falando do Cometa sem cabeça...Mas péra, o cometa sem cabeça se parece com a mula sem cabeça...kkkkkkkk Então no final acabou dando certo e o melhor: encerramos com essa canção sinistra dos Guns N' Roses que é arrepiante!!
      Beijos e um lindo final de semana amiga querida! :)))

      Excluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram