O Saci esperando a passagem do Cometa Sem Cabeça |
Com certeza, neste dia 31 de outubro, muitos de vocês já estão sabendo que é noite Halloween, ou dia do Saci aqui no Brasil. Entretanto deixemos a noite das bruxas para a cultura americana e vamos comemorar o nosso genuíno folclore brasileiro enquanto avistamos a passagem do "Cometa sem Cabeça."
Saci-Pererê
Há quem diga que o Saci-Pererê é criação dos povos indígenas da Região das Missões, no Sul do País. Verdade ou não, o fato é que o menino negro de uma perna só e gorro vermelho é uma das figuras mais conhecidas do folclore brasileiro. Saci está sempre com seu cachimbo, pulando para lá e para cá ou voando em um redemoinho. Seu passatempo é pregar peças nas pessoas. Ele adora, entre outras travessuras, esconder objetos (que dificilmente são encontrados novamente) ou confundir as pessoas e fazer com que se percam.
Cuca
Quem nunca ficou com medo de ser raptado ao ouvir a cantiga “Nana neném que a Cuca vem pegar…”?
A lenda da Cuca surgiu na Península Ibérica, onde ficam Espanha e Portugal. Lá ela era chamada de “Coca” e tinha a forma de um dragão. Acredita-se que a lenda tenha viajado até o Brasil na época da colonização portuguesa. Mas fama, mesmo, ela ganhou muitos anos depois, nas histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Associada ao bicho papão, a figura da Cuca é usada para fazer medo às crianças que não obedecem seus pais e não querem dormir.
Curupira
Defensor da natureza, o Curupira vive nas matas brasileiras, espantando quem quer destruir as matas. Para cumprir sua missão, a criatura de cabelos vermelhos e pés virados para trás emite sons e assovios que dão medo. É muito difícil encontrá-lo, pois, quando anda, suas pegadas vão marcando o caminho contrário que ele está fazendo.
Mula sem cabeça
Imagine uma mula – uma cria de jumento com égua – que, no lugar da cabeça, tem uma chama fortíssima. É a mula sem cabeça. A lenda explica a sua origem assim: trata-se de uma mulher que foi amaldiçoada por namorar um padre. Nas noites de quinta para sexta-feira, ela se transforma no animal e sai galopando na escuridão, assustando quem a encontra pelo caminho.
Prontinho, agora você está preparado para saber a trajetória do Cometa Sem Cabeça
O mês de outubro ganhou um fenômeno astronômico espetacular. À medida que o Cometa C/2023 A3 ( Tsuchinshan-ATLAS ) vai ganhando distância do nosso planeta, os habitantes da Terra terão a oportunidade de ver o C/2024 S1 ( ATLAS ), que promete ficar mais brilhante que Vênus .
A expectativa é que o fenômeno astronômico possa ser visto até o dia 31 de outubro (conhecido também como Halloween ou Dia do Saci, no Brasil ).
Esse é o segundo cometa que pode ser visto neste mês de outubro, concorrendo como o “mais brilhante do século”. Anteriormente, C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) foi o mais brilhante dos últimos 13 anos a passar próximo à Terra e visível a olho nu.
Segundo o site Star Walker Space, o C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) adquiriu uma longa cauda, com cerca de 42 vezes o tamanho do disco da Lua Cheia. Isso porque o astro passou pelo Sol, aqueceu consideravelmente, as partículas de gelo se evaporam e escaparam rapidamente para o espaço. Com isso, uma grande quantidade de poeira se espalhou, formando uma cauda longa e brilhante.
Recentemente, especulações na mídia internacional sugeriram que o C/2024 S1 (ATLAS) poderia brilhar a ponto de ser visível à luz do dia, mas a informação é enganosa. Sinais de sua fragmentação já são visíveis, o que explica seu brilho reduzido à medida que se aproxima do Sol.
À medida que cometas se aproximam da nossa estrela, geralmente seu brilho aumenta rapidamente. No entanto, com apenas uma semana para o ATLAS alcançar a fotosfera solar, sua luminosidade está em torno de magnitude 10 – cerca de 40 vezes mais fraco que a estrela mais tênue visível a olho nu, e com indícios de enfraquecimento.
O cometa C/2024 S1 (ATLAS) chegou a desenvolver uma fina cauda de gás de 1 grau de comprimento. Isso também pode ser um sinal do processo de desintegração do núcleo do cometa.
Ainda há a possibilidade de um grande fragmento do núcleo do cometa sobreviva à fragmentação.
Estamos na expectativa de ver o Cometa Sem Cabeça com o auxílio de telescópios |
O C/2024 S1 (ATLAS)
O C/2024 S1 (ATLAS) pertence à família Kreutz, série de cometas rasantes, caracterizados por órbitas que os colocam extremamente próximos do Sol no periélio. Especialistas acreditam que sejam os fragmentos de um grande cometa que partiu-se por vários séculos. Esse tipo de atrás leva o nome do astrônomo alemão Heinrich Kreutz, que foi o primeiro a demonstrar que eles eram relacionados.
Pesquisas indicam que, há quase mil anos, um grande cometa fragmentou-se em pedaços de diversos tamanhos, que continuam a orbitar o Sol em ciclos de 500 a 800 anos. Esses fragmentos passam muito próximos ao Sol, chegando a menos de 1,5 milhão de km de distância. O cometa ATLAS é um desses fragmentos e deve alcançar 548,8 mil km do Sol em 28 de outubro, enfrentando temperaturas extremas e forças gravitacionais intensas – um desafio à sua integridade.
Como ver o cometa?
No Hemisfério Sul, o melhor momento para observar o fenômeno é nos dias antes do periélio, em 28 de outubro. Entretanto, o cometa pode já ter se desintegrado. Nesse caso, os admiradores podem começar a procurá-lo o quanto antes. Já no Hemisfério Norte, o cometa pode ser visível por alguns dias após o periélio, se sobreviver. Ou seja: Mesmo que esteja com o maior telescópio do mundo você não verá nem o rastro do Cometa Altlas...rsrs Provavelmente ele já se desintegrou na atmosfera. Mas ainda há esperança : aqui no blog você consegue ver ele inteirinho.
Boa tardinha de Paz, querida amiga Adriana!
ResponderExcluirGosto muito do nosso folclore.
Do dia das bruxas, só mesmo os docinhos no curso de inglês...
O vídeo é muito bom.
Tenha um novembro abençoado!
Beijinhos
Rosélia, obrigada por ter vindo ao blog para alegrar esse momento de ver um cometa que mistura a cultura americana do Halloween com o folclore brasileiro. Saiba que esse termo de homenagear a "mula sem cabeça" foi eu mesma que inventei para dar um ar misterioso ao post...hehehehehehe
ExcluirMas o preferido mesmo é o vídeo com a música dos Guns N. Roses! Um dos meus primeiros trabalhos de edição no YouTube. E lá se vão 6 anos...Quanto tempo e ainda é um dos meus vídeos favoritos...Eu ainda nem entendia bem de edição, fazia com o coração.
E que nosso novembro seja abençoado pelas chuvas!!
Beijos e já antecipo desejos de um lindo final de semana! :)))))))
Que post interessante trazendo todos os personagens ! E esse cometa lindo! Fica bem! beijos, tudo de bom,chica
ResponderExcluirChica, eu trouxe os nossos personagens misteriosos na noite de Halloween justamente para mostrar o quanto a nossa cultura é rica. E olha que até fugiu ao tema, porque eu estava falando do Cometa sem cabeça...Mas péra, o cometa sem cabeça se parece com a mula sem cabeça...kkkkkkkk Então no final acabou dando certo e o melhor: encerramos com essa canção sinistra dos Guns N' Roses que é arrepiante!!
ExcluirBeijos e um lindo final de semana amiga querida! :)))