Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]






Olá amigos, hoje, 16 de agosto, foi o dia que Elvis nos deixou há 45 anos atrás. Muitos acreditam que ele ainda está vivo enquanto outros sabem que jamais terá outro Rei do Rock como ele!

Por mais que eu  tente me integrar aos demais gêneros musicais, a minha alma, definitivamente é "Rock And Roll". Conheça agora a história do rock desde sua origem e como se ramificou ao longo dos tempos e o papel fundamental do Elvis nesta jornada... É PURA EMOÇÃO!


O Rock é uma vertente musical surgida do termo Rock and Roll. Originou-se nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, alcançando seu auge nos anos 70 e 80.

O gênero é fruto de uma combinação de diversos tipos de música, principalmente a música negra, que com o passar do tempo, desdobrou-se também em outros subgêneros.

Hoje em dia ganhou o mundo e mobiliza grande número de pessoas que apreciam a vertente, tendo até uma data em sua homenagem, o Dia Mundial do Rock, em 13 de julho.


Origem do Rock: 

O surgimento do rock aconteceu nos EUA como consequência da mistura de outros estilos musicais, com enfoque no jazz, folk, country e rhythm and blues.

As primeiras experimentações ocorreram ainda na década de 40, sobretudo em seus últimos anos, mas foi nos anos 50 que a vertente ganhou contornos mais nítidos.

Os nomes que se destacaram nessa primeira fase foram: Jackie Brenston, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Jimmy Preston, Little Richard, Bill Haley, Chuck Berry (esse considerado por muitos como o "pai do rock") e outros.



Chuck Berry o "pai" do rock


Para vocês terem uma pequenina ideia da magnitude do Chuck Berry, apreciem essa apresentação com ele, já veterano e o jovem roqueiro Bruce Springsteen entoando a canção "Johnny B. Goode" no Concerto para o Rock and Roll Hall em 1995, Cleveland, Ohio.

 Observem o olhar de admiração de Bruce, vendo que Chuck é o meste, o "pai do rock", sem dúvida nenhuma!! É FANTÁSTICO!!


  



Apesar de quase sempre esquecidas, é importante pontuar a atuação das mulheres nesse contexto. Nomes como Sister Rosetta Tharpe, Memphis Minnie, Aretha Franklin e demais mulheres tiveram enorme importância para a história do rock. Inclusive Sister Rosetta Tharpe é considerada a madrinha do rock and roll (ou seria a mãe do rock?) graças ao seu jeito único de cantar, tocar e misturar o gospel com o blues de uma maneira especial.


Sister Rosetta Tharpe a "mãe "do rock


Ela foi inspiração para vários nomes como Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Little Richard e Elvis Presley. Mas além de uma artista incrível, ela foi uma mulher fenomenal, que lutou contra o racismo, as desigualdades e preconceitos. Veja que espetáculo incrível:






O rock através das décadas

Nos anos 50 surge uma figura que viria a ser considerada mais tarde como "rei do rock". Era  Elvis Presley. O rapaz branco vindo da cidade de Memphis, no Tennessee, cantava no coro da igreja quando criança e recebeu influência do blues, vertente musical de origem negra.


Elvis Presley é considerado o "rei do rock"


Elvis, imitando o estilo de músicos negros, deu ao rock visibilidade com uma postura "rebelde", aliando à sonoridade empolgante uma dança provocativa, tanto que foi chamado de Elvis, The Pelvis.

É importante salientar que, por conta de sua pele branca, Elvis teve maior espaço na mídia da época e foi melhor aceito pela sociedade conservadora americana.

Ainda na década de 50, com as inovações tecnológicas, a guitarra elétrica foi criada, dando um carácter eletrizante para os concertos de rock e vindo a ser um instrumento essencial para o gênero. Eu editei uma canção do Elvis que adoro!! É linda e vibrante! Está na minha página musical Vivendo Bem Feliz no Facebook!



Nos anos 60 aparecem novos nomes na cena e o rock ganha ainda mais o coração do público.

Têm destaque nesse momento: The Doors, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Pink Floyd, além das bandas The Beatles e Rolling Stones, que fizeram um sucesso estrondoso, ganhando fãs no mundo todo.



O roqueiro Jimi Hendrix foi um grande nome no cenário musical dos anos 60


No último ano dessa década acontece o Festival Woodstock entre 15 e 18 de agosto na cidade de Bethel, em Nova Iorque. Esse festival foi marcante na trajetória do rock'n'roll, apresentando músicos importantes da época.

Os anos 70 foram marcados pelo aparecimento de bandas como Queen, Led Zeppelin, Kiss, Black Sabbath, Ramones, The Clash, Sex Pistols, David Bowie, The Runaways (banda exclusivamente feminina).



Nessa fase, os shows eram monumentais, com grande público enchendo enormes locais. Ouçam essa canção que editei do David Bowie que marcou o mundo com a criatividade do rock! Empolgante demais!!



Nos anos 80 o comportamento e estética visual que imperavam eram bastante excêntricos, trazendo muito brilho, penteados e roupas exageradas.

No meio musical não foi diferente, as bandas apresentavam essa ousadia e as que têm destaque são: Bon Jovi, Van Halen, New Order, The Cure, Pretenders, Roxette, e muitas outras. Aliás amo todas..rsrs


Já na década de 90, o estilo de rock que despontou foi o grunge, um rock alternativo vindo de Seattle.

A banda de maior sucesso na época foi Nirvana, mas tiveram outros nomes importantes como Pearl Jam, R.E.M, Alice in Chains, Soundgarden, Red Hot Chili Peppers, The Offspring, Green Day.

Nos anos 2000 o rock perdeu um pouco de força por conta da crescente onda pop. Ainda assim, tiveram espaço bandas como Evanescence, The Strokes, Interpol, Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, e outras.

E para encerrar vamos enaltecer o nosso eterno Rei do Rock com uma de suas melhores performances de todos os tempos, diretamente do meu canal do YouTube!

E viva Elvis, o maior precursor do rock de todos os tempos!!



Biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram