Post Page Advertisement [Top]



O vento da mudança


Com mais de 60 anos de história, o Scorpions é o terceiro grupo musical mais antigo do mundo ainda em atividade, atrás dos ícones The Rolling Stones e The Who.

Em tanto tempo de estrada, não há ranking que consiga listar os maiores sucessos da banda alemã sem deixar ao menos um hit de fora.

Divergências à parte, um clássico nunca fica de fora: Wind Of Change se tornou marca registrada dos Scorpions. Mas, afinal, qual a história da música? E aquele assovio, tem mesmo uma explicação?

A Banda Scorpions  no lançamento de seu hit Wind Of Change
A Banda Scorpions  no lançamento de seu hit Wind Of Change

Assim como o Scorpions, a música Wind Of Change também nasceu no mundo dividido pela Guerra Fria. A diferença é que o grupo surgiu em 1965, e a música só foi gravada em 1990 — 25 anos haviam se passado, e a polarização entre os mundos socialista e capitalista continuava.

 
Alemanha durante a Guerra Fria / Créditos: Divulgação

Acontece que, felizmente, no fim da década de 80 esse cenário começava a mudar. Durante a turnê do álbum Savage Amusement, os Scorpions, que eram da parte ocidental da Alemanha (capitalista), foram autorizados a passar pela inimiga União Soviética, e conquistaram um legado histórico como a primeira banda de rock a fazer um show no país dominado pelo regime comunista totalitário.

No ano seguinte, o grupo voltou ao país para se apresentar no Moscow Music Peace Festival, evento que foi um enorme sinal dos ventos de mudança que rondavam pelo mundo na época, trazendo o anúncio de que tempos melhores viriam em breve.

Foi desse sentimento que nasceu a música Wind Of Change, composta por Klaus Meine durante a passagem pela União Soviética em 1989. Curiosamente, a letra foi escrita dois meses antes da queda do Muro de Berlim.


"Wind of Change" foi lançada em 1990 no álbum "Crazy World" e inspirou-se nos "ventos de mudança" que atingiam a Europa com o término da Guerra Fria, o desmembramento da União Soviética, e a queda do Muro de Berlim.


Em 1989, a banda se apresentou no "Moscow Music Peace Festival", um evento que visou promover a paz no mundo e estabelecer a cooperação internacional na luta contra as drogas naquela região.


Além do Scorpions, também marcaram presença bandas como Bon Jovi, Cinderella, Skid Row, Mötley Crüe e Ozzy Osbourne. O guitarrista Rudolf Schenker ficou bastante impressionado com a quantidade de russos que estavam curtindo as canções dos Scorpions, apesar de ser uma banda alemã. O vocalista Klaus Meine disse ao NME:

Todo mundo estava lá: o Exército Vermelho, jornalistas, músicos da Alemanha, da América, da Rússia, o mundo inteiro em um único barco. Foi como uma visão, todo mundo estava falando a mesma língua, e foi uma vibração muito positiva. Aquela noite foi a inspiração básica para "Wind Of Change."

                 A noite mágica e marcante de Wind Of Change


O Moscow Music Peace Festival foi realizado cerca de 2 anos antes do Estado socialista, que contemplava Rússia e outros países, se dissolver e ceder ao sistema econômico do restante do mundo. A canção saiu no disco de 1990 – ano em que o país de origem do grupo, Alemanha, se reunificou com a queda do Muro de Berlim – e foi divulgada como single em janeiro de 1991, meses após o fracasso de um golpe dos governantes locais para retomar o poder.

Dessa forma, ‘Wind of Change’ se tornou icônica em todo o mundo, especialmente na Europa, como uma espécie de “música-tema do fim da União Soviética”. A letra, sintomática, discute justamente a necessidade de mudança.



O assobio de Wind Of Change

O assobio é a parte mais lembrada de Wind Of Change — e pensar que ele quase não foi gravado! Acontece que ele não era parte da composição, mas sim um truque que Klaus Maine usou para compor a melodia enquanto estava no ônibus da banda.

Na hora de gravar, os músicos até tentaram reproduzir o solo em diferentes instrumentos, mas nada ficava tão bom quanto o assovio do vocalista, que acabou sendo gravado na versão oficial da música.

Fiquem agora com o Vento da Mudança que  clama pela PAZ!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram