Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]



Foi Deus que fez o céu
O rancho das estrelas

Oi amigos Sol & Sal!! Tem coisa mais linda do que apreciar um cĂ©u estrelado?  O brilho de milhares de estrelas pulsando no cĂ©u...E toda essa beleza traz Ă  tona uma das mĂșsicas mais lindas do nosso cancioneiro popular dotada de um riquĂ­ssimo conteĂșdo poĂ©tico. É o caso da composição "Foi Deus Quem Fez VocĂȘ " de Luiz Ramalho e interpretada  por Amelinha. É fenomenal!
Amelinha nasceu em 1950 e começou a carreira na dĂ©cada de 1970. Ela fazia parte da chamada "Turma do CearĂĄ", que tinha Fagner, Belchior, Ednardo e Amelinha, grupo de amigos que cultivava mĂșsica.

Saiu de Fortaleza em 1970 pra estudar comunicação em SĂŁo Paulo e participava de shows de Fagner. Em 1974 começou a carreira profissional e dois anos depois lançou Flor da Paisagem, uma revelação da mĂșsica brasileira.

TrĂȘs anos depois saiu Frevo Mulher, a melhor versĂŁo da mĂșsica de ZĂ© Ramalho.
A beleza em apreciar o céu estrelado



“Foi Deus Quem Fez VocĂȘ” (canção de 1980) 
 Composta por  Luiz Ramalho


Uma explosĂŁo tomou conta da vida de Amelinha em 1980. Meses antes, em agosto de 1979, ela havia dado Ă  luz a seu primeiro filho, JoĂŁo. 

Em Fortaleza, a cantora recebeu a notĂ­cia de que Luiz Ramalho tinha uma mĂșsica para ela. Como mĂŁe e artista, ela admite que a jornada “era bem complexa”. 

“Naquele tempo, as pessoas eram mais confiĂĄveis. Minha mĂŁe e minha irmĂŁ, que Ă© mĂ©dica e realizou o meu parto, me ajudaram muito. Vim para o Rio com a babĂĄ”, lembra. Quando se deu conta, Amelinha cantava “Foi Deus Quem Fez VocĂȘ” para uma multidĂŁo no MaracanĂŁzinho. 

O brilho infinito das estrelas no céu

Classificada para a final, a canção tirou o segundo lugar no festival MPB-80 da Rede Globo. “Desde os ensaios, no Riocentro, notei que a mĂșsica causava um impacto sobre a plateia. Os festivais eram um bom termĂŽmetro. O que tirou um pouco do sabor Ă© que passaram a mostrar as cançÔes antes, perdeu o charme da surpresa”, opina.

Apesar de nĂŁo faturar o prĂȘmio, “Foi Deus Quem Fez VocĂȘ” rendeu a Amelinha o seu primeiro Disco de Platina, com mais de um milhĂŁo de cĂłpias vendidas. “Tiveram que correr para prensar um compacto duplo. Nem a gravadora acreditava que ia dar tanto certo.


A capa da Amelinha que vendeu 1 milhĂŁo de cĂłpias


De vez em quando, alguĂ©m leva o disco intacto para eu assinar, com aquela capa lindĂ­ssima, onde eu estou com uns teares, cheia de penas, bem tropical”, revela. É uma canção espetacular, sem sombra de dĂșvida!


Dois anos depois, ela deu voz ao tema da trilha sonora da minissĂ©rie “LampiĂŁo e Maria Bonita”, da Rede Globo. Composta pelo entĂŁo marido ZĂ© Ramalho, “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor” batizou o seu ĂĄlbum seguinte, de 1982.


O auge de Amelinha foi em meados dos anos 70 e 80. Mas a artista ainda estĂĄ em atividade. Com 16 discos lançados, seu Ășltimo lançamento foi em 2017: De Primeira Grandeza, As CançÔes de Belchior.

E agora minha edição que tem uma das mĂșsicas brasileiras mais lindas de todos os tempos. Tomara que apreciem!!CLIQUEM AQUI PARA ASSISTIR!  Linda semana!!




Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Deixe o seu comentĂĄrio! VocĂȘ Ă© muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram