Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]




Os fenômenos que ocorrem no céu são espetáculos da natureza que merecem ser apreciados e ainda trazem grande energia positiva. Mas você sabe diferenciar as Luas Azul, de Sangue e Rosa? Se quer aprender sobre essas belezas da natureza continue comigo!

Antes de tudo precisamos destacar a que a lua em todos esses raros fenômenos precisa estar em seu ponto mais próximo da Terra, por isso chama-se Superlua:

Ela ocorre quando a Lua está cheia e em seu ponto mais perto da Terra na órbita ao redor do nosso planeta. Esse período é chamado de perigeu, quando o satélite aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (Microlua) – quando está mais distante.

Lua azul, como acontece e como observar:



A Lua Azul é registrada quando um mês tem duas luas cheias. ... Para que a Lua Azul ocorra é necessário que a primeira lua cheia ocorra no primeiro ou segundo dia do mês, e que este mês tenha 31 dias. Assim, é provável que apareça uma segunda lua cheia.

A Lua Azul consiste em um fenômeno que deixa a Lua com um aspecto mais azulado e bonito. Em suma, ela ocorre em algum momento em que está ocorrendo a Lua cheia. No entanto, o fenômeno acontece apenas quando a Lua cheia acontece duas vezes em um mesmo mês, o que ocorre a cada dois anos.

A princípio, o termo Lua Azul surgiu em 1940, pela Nasa, e até passou a ser associada com movimentos místicos e misteriosos. Além disso, esse termo e o conceito inspiraram a criação de poemas, músicas, filmes e livros. Por exemplo, a música Blue Moon que você vai ouvir comigo agora:




Lua de Sangue: 


Durante os eclipses lunares totais a lua adquire uma tonalidade avermelhada.


Os eclipses lunares totais também são conhecidos como "luas de sangue", pois em determinado momento o satélite ganha uma cor avermelhada e enferrujada. O professor Roberto Costa, do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), explica que o motivo desse fenômeno é a atuação da atmosfera da Terra como um filtro.

"Essa cor avermelhada adquirida pela Lua durante o eclipse lunar total não é nenhuma mágica. É que a atmosfera da Terra funciona como uma espécie de filtro, que joga a parte vermelha da luz do Sol para Lua.", observa o Professor.

De acordo com Roberto da Costa, a atmosfera terrestre tem a particularidade de refletir mais os tons azuis - por isso o céu é azul durante o dia - e deixar passar com mais facilidade os tons vermelhos. Durante o eclipse, a Lua não desaparece totalmente da vista, mas adquire uma tonalidade avermelhada. É simplesmente encantadora e tem música para apreciarmos! Essa canção costuma ser uma viagem amigos!




Superlua Rosa Existe? 

Algumas luas cheias são chamadas de "rosa" por povos nativos norte-americanos, pois marca a chegada da primavera no Hemisfério Norte —no Sul, iniciamos o outono. Mas isso não quer dizer que a Lua estará de fato rosa ou de qualquer outra cor; é somente uma metáfora poética! Ahh e isso eu adoro! É pura poesia imaginá-la rosa!


A lua é amor, é sentimento, é cor, é pura poesia!

Ao nascer, a Lua pode ficar amarelada, alaranjada ou até vermelha (ou rosa), depende somente das condições atmosféricas do lugar de onde olha. Não tem a ver com a época do ano.

E Araújo prossegue em sua explicação:

É sempre um belo espetáculo ver a Lua cheia nascendo, mas esses nomes têm origem cultural, e não astronômica.

A primavera era fortemente comemorada pelas tribos do Hemisfério Norte como uma espécie de renascimento após o inverno tenebroso.

"Os nativos norte-americanos e europeus nomearam as 12 luas do ano. A de janeiro, por exemplo, é a Lua de Neve. Mas no Brasil nem temos neve", ressalta Lobo. "São tradições antigas que apenas reproduzimos. Lua rosa, Lua de sangue, Lua da colheita, Lua do verme... esses nomes faziam sentido para nossos ancestrais. E agora fizemos como eles e criamos um novo nome: superlua."

Mas o que importa é a magia de vê-la, independente da cor ou do tamanho, a lua é pura poesia! E AINDA TEM MÚSICA!!



Prontinho, agora você já sabe a diferença entre as luas  me diz qual é a sua preferida? Ahh e equivale dizer também a  sua música lunar predileta entre as três. Estou esperando a resposta tá? Beijos!!

Fontes de Pesquisa:

2 comentários:

  1. A música e a animação da "Lua Azul" me lembrou os primeiros virais do YT, tipo o hipopótamo e seu companheiro dançado auimaue-auimaue...nossa que nostalgia boa! Só quem for das antigas vai lembrar, kkkk. BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, realmente a animação que inseri na canção da Lua Azul lembra as brincadeiras e os memes do YouTube...Como esquecer aquele icônico hipopótamo? Uma gracinha e o cachorrinho dançando também era demais!!!! Me lembrei daquele desenho do passarinho desafinado cantando Scorpions....kkkkkkk Como eu ria e hoje vou até procurar no YouTube para ver se encontro eles novamente...rsrs Que tempos legais gente!!

      Obrigada pelo carinho a presença e do comentário!!
      Seja sempre bem-vindo!!! :)))))

      Excluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram