Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]



 A Lua, Vênus e Marte estarão brilhantes e em conjunção nos próximos dias



Em 10 de junho, a Lua chegou à sua fase nova e proporcionou o espetacular eclipse solar anular. No dia 11 de junho a jovem e delgada lua enfeitou o céu após o pôr do sol. Agora se preparem: a partir do dia 12 de julho acontecerá a conjunção da Lua  e dois planetas brilhantes,  Vênus e Marte.  Outro espetáculo imperdível no céu!


A Conjunção da Lua e de Vênus


Para aqueles que se perguntam “o que é uma conjunção na astronomia?”. Em suma, uma conjunção ocorre quando dois ou mais objetos celestes se aproximam no nosso céu.

Em 12 de junho, às 06h42 GMT, a Lua se uniu ao planeta mais brilhante no céu (e ao planeta mais quente do Sistema Solar), o deslumbrante Vênus. A Lua e Vênus brilharam  em magnitudes de -8,8 e -3,9, respectivamente. 


A Lua e Vênus brilharam  em  grande magnitude


 A Conjunção da Lua e de Marte


A conjunção da Lua e de Marte aconteceu em 13 de junho, às 19h52 GMT. Observe que, embora  foi mencionada a hora e a data exatas das conjunções, não foi o único momento para observar os objetos celestes brilhando relativamente próximos.

Em uma magnitude de 1,8, o
Planeta Vermelho é relativamente fraco e discreto. Espere até o anoitecer para ver Marte; provavelmente, você vai detectar o planeta depois que Vênus se pôr.

Nas imediações da Lua e de Marte, você verá duas proeminentes estrelas de Gêmeos: Castor e Pólux. A última é a estrela mais brilhante dessa constelação, brilhando cerca de 1,8 vez mais que Marte, ultimamente.


Nas imediações da Lua e de Marte, você verá duas proeminentes estrelas de Gêmeos: Castor e Pólux. 


Veja o brilho sutil da luz cinérea


Nos dias que rodeiam a Lua Nova, você pode apreciar um pálido brilho que ilumina a parte escura do disco lunar – a luz cinérea, também conhecida como “o brilho pálido”. 

Esse brilho suave da luz cinérea ocorre quando a luz solar é refletida na superfície da Terra e ilumina a parte escura da Lua. Esse fenômeno é melhor visto logo após o pôr do sol ou antes do nascer do sol. 

Fique atento ao calendário astronômico neste mês de Julho:


11 a 14 de julho: conjunção de Vênus e Marte
12 de julho: conjunção da Lua, Vênus e Marte


12 de julho: conjunção da Lua, Vênus e Marte



Agora que você já sabe com antecedência  vamos torcer para o céu estar limpo e sem nuvens nestes dias não é verdade?

Compartilhe este artigo com seus amigos se você gostou. Tire fotos do céu noturno. Desejamos um céu limpo e boas observações a vocês amigos! Ah, mas antes que tal uma música  do Coldplay que nos revela um céu cheio de estrelas?  


           
E também uma edição inédita da canção dos Pholhas: "Ela me me chorar..."Mas por favor, não chore... Apenas aprecie a beleza da canção... Porém terá que ir assistir na minha página Sol & Sal no Facebook, é só clicar AQUI! 

Você sabia que a banda  Pholhas é brasileira? Pois é! Vou te contar! 

 "She Made Me Cry"é uma linda  e triste canção da banda brasileira Pholhas lançada em 1973. Naquela época muitos cantores brasileiros para poderem alcançar o sucesso no mundo da música precisaram recorrer a esse artifício de cantar na língua inglesa.

A banda Pholhas foi criada em 1969 com a formação de Helio Santisteban (teclado), Paulo Fernandes (bateria), Oswaldo Malagutti (baixo) e Wagner "Bitão" Benatti (guitarra), com os quatro se revezando nos vocais. Começaram fazendo covers de bandas dos Estados Unidos e Inglaterra e passaram a compor também em inglês.
Eles atuaram por bastante tempo no Brasil, até recentemente .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram