A Lua, Vênus e Marte estarão brilhantes e em conjunção nos próximos dias |
Em 10 de junho, a Lua chegou à sua fase nova e proporcionou o espetacular eclipse solar anular. No dia 11 de junho a jovem e delgada lua enfeitou o céu após o pôr do sol. Agora se preparem: a partir do dia 12 de julho acontecerá a conjunção da Lua e dois planetas brilhantes, Vênus e Marte. Outro espetáculo imperdível no céu!
A Conjunção da Lua e de Vênus
Para aqueles que se perguntam “o que é uma conjunção na astronomia?”. Em suma, uma conjunção ocorre quando dois ou mais objetos celestes se aproximam no nosso céu.
Em 12 de junho, às 06h42 GMT, a Lua se uniu ao planeta mais brilhante no céu (e ao planeta mais quente do Sistema Solar), o deslumbrante Vênus. A Lua e Vênus brilharam em magnitudes de -8,8 e -3,9, respectivamente.
A Conjunção da Lua e de Marte
A conjunção da Lua e de Marte aconteceu em 13 de junho, às 19h52 GMT. Observe que, embora foi mencionada a hora e a data exatas das conjunções, não foi o único momento para observar os objetos celestes brilhando relativamente próximos.
Em uma magnitude de 1,8, o Planeta Vermelho é relativamente fraco e discreto. Espere até o anoitecer para ver Marte; provavelmente, você vai detectar o planeta depois que Vênus se pôr.
Nas imediações da Lua e de Marte, você verá duas proeminentes estrelas de Gêmeos: Castor e Pólux. A última é a estrela mais brilhante dessa constelação, brilhando cerca de 1,8 vez mais que Marte, ultimamente.
Nas imediações da Lua e de Marte, você verá duas proeminentes estrelas de Gêmeos: Castor e Pólux. |
Veja o brilho sutil da luz cinérea
Nos dias que rodeiam a Lua Nova, você pode apreciar um pálido brilho que ilumina a parte escura do disco lunar – a luz cinérea, também conhecida como “o brilho pálido”.
Esse brilho suave da luz cinérea ocorre quando a luz solar é refletida na superfície da Terra e ilumina a parte escura da Lua. Esse fenômeno é melhor visto logo após o pôr do sol ou antes do nascer do sol.
Fique atento ao calendário astronômico neste mês de Julho:
11 a 14 de julho: conjunção de Vênus e Marte
12 de julho: conjunção da Lua, Vênus e Marte
Agora que você já sabe com antecedência vamos torcer para o céu estar limpo e sem nuvens nestes dias não é verdade?
Compartilhe este artigo com seus amigos se você gostou. Tire fotos do céu noturno. Desejamos um céu limpo e boas observações a vocês amigos! Ah, mas antes que tal uma música do Coldplay que nos revela um céu cheio de estrelas?
Compartilhe este artigo com seus amigos se você gostou. Tire fotos do céu noturno. Desejamos um céu limpo e boas observações a vocês amigos! Ah, mas antes que tal uma música do Coldplay que nos revela um céu cheio de estrelas?
E também uma edição inédita da canção dos Pholhas: "Ela me me chorar..."Mas por favor, não chore... Apenas aprecie a beleza da canção... Porém terá que ir assistir na minha página Sol & Sal no Facebook, é só clicar AQUI!
Você sabia que a banda Pholhas é brasileira? Pois é! Vou te contar!
"She Made Me Cry"é uma linda e triste canção da banda brasileira Pholhas lançada em 1973. Naquela época muitos cantores brasileiros para poderem alcançar o sucesso no mundo da música precisaram recorrer a esse artifício de cantar na língua inglesa.
A banda Pholhas foi criada em 1969 com a formação de Helio Santisteban (teclado), Paulo Fernandes (bateria), Oswaldo Malagutti (baixo) e Wagner "Bitão" Benatti (guitarra), com os quatro se revezando nos vocais. Começaram fazendo covers de bandas dos Estados Unidos e Inglaterra e passaram a compor também em inglês.
Eles atuaram por bastante tempo no Brasil, até recentemente .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!