O mês de outubro nos revela momentos belíssimos da astronomia com fenômenos especiais para quem adora observar o céu durante a noite. Teremos a primeira Superlua do ano, uma chuva de meteoros Oríonidas e conjunção de Planetas. Venha saber como assistir essas maravilhas.
A lua cheia que ocorre em 7 de outubro será a primeira de três superluas que vão acontecer nos últimos meses de 2025.
O fenômeno costuma se repetir três ou quatro vezes por ano, sempre em meses consecutivos. As superluas ocorre quando nosso satélite passa pelo perigeu, o seu ponto de maior aproximação da Terra em sua órbita.
Já a chuva de meteoros Orionidas poderá ser observada na madrugada do dia 21 de outubro. O fenômeno anual é causado pelo rastro de detritos deixado pelo cometa Halley, que queimam e se desintegram ao entrar na atmosfera terrestre, gerando várias "estrelas-cadentes" que parecem surgir do mesmo ponto no céu.
| Imagem do cometa Halley, que esteve pela última vez na Terra em 1986. A chuva de meteoros Orionidas, que ocorrerá em outubro, é formada de fragmentos do HalleyNASA — Foto: Reprodução |
Além disso, ao longo de todo o mês também ocorrem conjunções celestes no céu. Elas acontecem quando dois ou mais corpos celestes aparecem bem próximos no céu — uma ilusão de ótica, já que eles seguem separados por milhares de quilômetros no espaço.
Geralmente, esses encontros são observáveis a olho nu, e costumam render belas fotos astronômicas.
Veja abaixo os principais fenômenos astronômicos do mês de outubro, de acordo com o guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
2/10: Oposição do planeta anão Ceres. O astro poderá ser visto durante toda a noite com uso de binóculos, em céus escuros, na constelação da Baleia;
5/10: Conjunção entre a Lua e Saturno no começo da noite, direção leste, na constelação de Peixes;
7/10: Lua Cheia do Perigeu (Superlua). O astro poderá ser observado durante toda a noite, na constelação de Peixes;
10/10: Conjunção entre Lua e as Plêiades (M 45) na direção nordeste, durante a madrugada na constelação de Touro;
13/10: Conjunção entre Lua e Júpiter durante a madrugada, direção nordeste, na constelação de Gêmeos;
19/10: Conjunção entre Lua e Vênus durante a aurora, direção nordeste, na constelação de Leão. Os astros estarão muito baixos no horizonte;
20/10: Conjunção entre Mercúrio e Marte no crepúsculo, direção oeste, na constelação de Libra. Os astros estarão muito baixos no horizonte;
21/10: Máxima atividade da chuva de meteoros Orionidas, que poderá ser observada durante a madrugada na direção leste;
23/10: Conjunção entre Lua, Marte e Mercúrio. Os três astros formarão um belo trio celeste ao anoitecer, direção leste, na constelação de Libra;
29/10: Melhor momento para observação de Mercúrio na primavera, que poderá ser visto ao anoitecer, direção oeste, na constelação do Escorpião.
O guia de efemérides astronômicas é produzido desde 2016 pelo Observatório do Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e traz os principais fenômenos que podem ser vistos no céu noturno a cada ano.
E para acompanhar o guia que tal um playlist incrível da Superlua, da Chuva de Meteoros e da Conjunção dos Planetas? É só dar play no vídeo abaixo ou entrar direto na minha Playlist no YouTube clicando aqui Lindo Outubro Celestial a todos!!


Uau! Quanta coisa linda pra ver nos céus em outubro! Adorei!
ResponderExcluirE quem aqui passa, fica sabendo de tuuuuuuuudo!
beijos praianos, lindo fds! chica
Ahh Chica, você viu que maravilha?Teremos as maiores Superluas do ano a partir de Outubro.
ExcluirEsse final de ano reserva grandes surpresas no céu que eu já estou até ansiosa para ver!!!
Beijos minha querida amiga!!
Maravilhoso final de semana!! :))))
Amiga, boa tarde de paz!
ResponderExcluirFico aqui ouvindo seus áudios com alegria e paz, são tão lindos. Cada um melhor do que o outro.
A super lua vai iluminar a Terra e encantar o coração de todos.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos fraternos
Rosélia, a melhor parte de tudo isso, de ver o céu, os astros e as estrelas é poder acompanhar todos esses fenômenos ouvindo música. Sou fascinada pela lua e sempre que tenho oportunidade, a insiro em vários vídeos musicais!!
ExcluirFiquei feliz demais que tenha apreciado querida!!
Beijos e um maravilhoso final de semana e um Outubro iluminado!!!
Olá Adriana adorei o texto super completo e informativo, parabéns1
ResponderExcluir