Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]


 


Abril é um mês privilegiado de eventos astronômicos:  um cometa brilhante vai passar pertinho da Terra.


Gente! Um cometa gigante, três vezes maior do que o Monte Everest, chamado 12P/Pons-Brooks, está se dirigindo rapidamente para o sistema solar interno. 

O cometa criovulcânico, composto principalmente de gelo, poeira e gás, passou por várias explosões em 2023 e surpreendeu os astrônomos com seu rápido aumento de brilho. 

Em março desse ano, à medida que o cometa se aproxima do Sol, espera-se que ele realmente ganhe ritmo com o aumento da atração da gravidade de nossa estrela. 

Em abril de 2024, ele pode até se tornar visível a olho nu logo após o pôr do sol no céu ocidental. 

Procure-o em 12 de abril, quando o cometa deverá passar pelo brilhante Júpiter, o que facilitará muito sua localização. Amanhã é o dia gente. E ainda é sexta-feira!


Posição do cometa 12P/Pons-Brooks para você ver

Ahh e ainda não acabou não: Nove dias depois, em 21 de abril, o cometa Pons-Brooks atingirá seu ponto mais próximo do Sol e poderá atingir o pico de brilho, proporcionando uma das melhores oportunidades de vislumbrá-lo. 

Sobre o cometa Pons-Brooks


Este cometa foi descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, e foi identificado como o mesmo objeto visto em 1385 e 1457. Ele é formado por um núcleo sólido com 30 quilômetros de diâmetro.

Outra característica interessante é sua atividade vulcânica criogênica, ou seja, ele tem vulcões gelados que não expelem lava, mas sim gelo, poeira e gás.

A erupção mais recente dele liberou uma nuvem de partículas que lhe conferiu formato que, para alguns, lembra o da nave Millennium Falcon, da franquia Star Wars.

Nave Millennium Falcon, da franquia Star Wars


Cometas do tipo são formados nas regiões mais distantes do Sistema Solar, onde as temperaturas são extremamente baixas. Assim, quando os criovulcões entram em erupção, eles podem expelir materiais primordiais, capazes de revelar mais sobre o início do nosso sistema.

Você não pode perder este espetáculo que promete ser um show inesquecível no céu! E é claro que a minha PLAYLIST ESPECIAL vai lhe fazer companhia neste momento INCRÍVEL!! Boa visualização a todos!


Inspiração: ZME Science e imagens do Google Imagens

6 comentários:

  1. Boa tardinha de Paz querida amiga Adriana!
    Você é expert em astros. Muito bom seu interesse.
    Meu filho também é assim e me acalma com notícias espalhafatosas que criam a respeito.
    Só em crianca via cometa no céu aberto no interior onde morava na época.
    Tenha um anoitecer abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela carinhosa visita Querida Rosélia!! Fico super feliz!
      Eu adoro estudar sobre esses eventos dos astros e das galáxias!
      Eu só não escrevi sobre o Eclipse do Sol que aconteceu antes de ontem porque não daria para ver aqui no Brasil. E foi tão lindo!! Um espetáculo!!
      Ahh seu filho é sábio, sabe como as notícias devem ser ofertadas...
      Dizem que vai dar para ver o cometa a olho nu amanhã e eu já estou bem animada para poder ver esse espetáculo!!
      Beijos minha amiga e já antecipo desejos de um lindo final de semana!

      Excluir
  2. Que legal,Adriana e tu sempre nos avisando desses eventos...
    Adoro!
    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica querida, e se noa estiver nublado amanha os meus binóculos já estão a postos...hehehe
      Eu não tenho equipamento especial para ver as estrelas no céu, mas não perco a chance de ver essas belezuras divinas ofertadas.
      Beijos amiga!! Amanhã tem evento no céu!! Uhullll
      Lindo final de semana!! :))))

      Excluir
  3. Adoro saber sobre estas coisas, Adriana! Obrigado por nos avisar 🙂 Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olavo, seja muito bem vindo ao blog!!
      Aqui eu sempre faço observações sobre os principais eventos da astronomia!
      Sou fascinada por esses assuntos!
      Volte sempre para acompanhar as novidades do céu e das estrelas qu ficarei super contente!
      Abraços e um maravilhoso final de semana! :)))

      Excluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram