Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]






Sol & Sal está sempre atento às novidades do mundo intergaláctico e hoje você vai ter conhecimento de uma novidade que poderá ser a salvação futura do ser humano no Planeta Terra.  

O Telescópio Espacial Kepler da NASA descobriu um planeta parecido com a Terra circulando uma estrela próxima dentro da zona Cachinhos Dourados de nossa galáxia. Isso mesmo que você leu "Cachinhos Dourados".  O planeta foi nomeado Kepler-186f  e está a cerca de 500 anos-luz da Terra na constelação de Cygnus.

A zona habitável, também identificada como a zona Cachinhos Dourados, é a área ao redor de uma estrela dentro da qual objetos de massa planetária com pressão atmosférica suficiente podem sustentar água líquida em suas superfícies


O que é Zona  Cachinhos Dourados? 


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Comparativo de tamanho dos
exoplanetas Kepler-20e e Kepler-20f com a Terra e Vênus.

Um planeta Cachinhos Dourados (do inglês Goldilocks planet) é uma gíria para um hipotético exoplaneta localizado na zona habitável de uma estrela.

Geralmente o termo é usado especificamente para planetas  semelhantes ao tamanho daTerra (ou seja, análogo à Terra.

O nome vem da história de Cachinhos Dourados e os Três Ursos no qual uma menina seleciona a partir de um conjunto de três artigos, ignorando os demais extremos (grande ou pequeno, quente ou frio, etc), e escolhendo o do meio, que passa a ser a resposta "correta".

Analogamente, seguindo este princípio, um planeta Cachinhos Dourados seria aquele que não iria encontrar nem muito perto nem longe demais de sua estrela para excluir a vida como a conhecemos.

Embora tenha sido projetado que existam pelo menos 40 bilhões de planetas do tamanho da Terra circulando em nossa Via Láctea, essa descoberta específica é rotulada como o primeiro planeta do tamanho da Terra a ser descoberto na zona habitável de outra estrela.






Além de Kepler-186f, existem 4 outros planetas que circundam uma estrela próxima dentro do sistema Kepler-186f. O que isso significa é que, se a estrela vizinha a este planeta for como o nosso Sol, a probabilidade de vida neste planeta aumentará exponencialmente.





Sabemos de apenas um planeta onde a vida sobrevive – a Terra. Quando procuramos vida fora do nosso sistema solar, enfatizamos a descoberta de planetas com características que imitam a da Terra,

 

disse Elisa Quintana, cientista pesquisadora do Instituto SETI no Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, Califórnia, e principal autora do livro o artigo publicado na revista Science. “Descobrir um planeta de zona habitável semelhante à Terra em tamanho é um grande avanço.”


A estrela vizinha de Kepler-186f tem metade da massa e tamanho do Sol do nosso sistema solar e recebe apenas um terço da energia que recebemos do nosso Sol. Kepler-186f circula sua estrela uma vez a cada 130 dias.

E se formos pensar com exatidão, notamos que nada somos diante da imensidão da Via Láctea....Somos um pontinho minúsculo tão pequenino e de que adianta arrogância e grandeza? Nada somos diante da imensidão do universo e da força do Criador! Pense nisso!!


E isso tudo significa que grandes descobertas ainda estão por vir, a ciência ainda tem muito a progredir! Enquanto isso, que tal uma trilha sonora intergaláctica? Tenho certeza de que você vai amar!! Até a próxima!


Fonte de Inspiração:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram