Mas a maior atração do mês é a sempre marcante chuva de meteoros Geminídeos, que tem pico na noite de 13 para 14 de dezembro. Essa é a chuva de melhor visibilidade nas latitudes brasileiras, e não deve ser perdida caso a noite esteja sem nuvens.
Para observar os meteoros, é preciso paciência: reserve ao menos uma hora, preferencialmente em um local afastado das luzes da cidade.
Para observar os meteoros procure um local afastado das luzes da cidade |
CALENDÁRIO CELESTE
DIA 4
Eclipse no gelo
O último eclipse solar do ano será também o menos observado, pois só será visível da Antártida. Durante um minuto e 54 segundos, o Sol ficará completamente oculto pela Lua. O máximo será às 4h34 da madrugada (horário de Brasília). Você não poderá ver mas poderá acompanhar ao vivo em nasa.gov/live.
DIA 6
Encontro em Sagitário
Encontro em Sagitário
A Lua e Vênus fazem uma bela aproximação ao poente, com a constelação de Sagitário ao fundo. Olhe para o Oeste no começo da noite. Acima do par estarão Saturno e Júpiter.
Encontro em Sagitário |
DIA 14
Meteoros em Gêmeos
As primeiras horas desta terça-feira trazem a melhor oportunidade de observar meteoros no Brasil. Quem fizer uma vigília poderá ver dezenas de meteoros durante a madrugada. Arrume uma cadeira confortável, olhe na direção da constelação de gêmeos e aprecie o show.
DIA 21
Às 12:59, o Sol atinge a posição mais ao Sul da esfera celeste e inicia seu lento retorno rumo ao norte. É o solstício de verão, que marca o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte.
Solstício de Verão no Hemisfério Sul e de Inverno no Hemisfério Norte |
E para acompanhar esses eventos no céu de dezembro a minha playlist celeste está de arrasar!! Você precisa ver e ouvir!!
Referências: https://revistagalileu e imagens do google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!