Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]




Mais um ano vai chegando ao fim trazendo as magníficas constelações de verão e uma  maravilhosa chuva de meteoros 
com destaque para as brilhantes estrelas de Touro, Orion e Cão Maior. 

Mas a maior atração do mês é a sempre marcante chuva de meteoros Geminídeos, que tem pico na noite de 13 para 14 de dezembro. Essa é a chuva de melhor visibilidade nas latitudes brasileiras, e não deve ser perdida caso a noite esteja sem nuvens.

Para observar os meteoros, é preciso paciência: reserve ao menos uma hora, preferencialmente em um local afastado das luzes da cidade.

Para observar os meteoros procure um local afastado das luzes da cidade



CALENDÁRIO CELESTE


DIA 4


Eclipse no gelo

O último eclipse solar do ano será também o menos observado, pois só será visível da Antártida. Durante um minuto e 54 segundos, o Sol ficará completamente oculto pela Lua. O máximo será às 4h34 da madrugada (horário de Brasília).  Você não poderá ver mas poderá acompanhar ao vivo em 
 nasa.gov/live.

Para ver o eclipse no gelo acesse o link acima da Nasa


DIA 6

Encontro em Sagitário

A Lua e Vênus fazem uma bela aproximação ao poente, com a constelação de Sagitário ao fundo. Olhe para o Oeste no começo da noite. Acima do par estarão Saturno e Júpiter.


Encontro em Sagitário


DIA 14


Meteoros em Gêmeos

As primeiras horas desta terça-feira trazem a melhor oportunidade de observar meteoros no Brasil. Quem fizer uma vigília poderá ver dezenas de meteoros durante a madrugada. Arrume uma cadeira confortável, olhe na direção da constelação de gêmeos e aprecie o show.

Posição no céu da  constelação de gêmeos


DIA 21


Às 12:59, o Sol atinge a posição mais ao Sul da esfera celeste e inicia seu lento retorno rumo ao norte. É o solstício de verão, que marca o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte.

Solstício de Verão no Hemisfério Sul e de Inverno no Hemisfério Norte

E para acompanhar  esses eventos no céu de dezembro a minha playlist celeste está de arrasar!! Você precisa ver e ouvir!!



Referências: https://revistagalileu e imagens do google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram