Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]





Oi gente, trago novidades  para o céu neste mês de novembro: teremos eclipse lunar parcial e 3 chuvas de meteoros. Sim, e você não pode perder esse espetáculo. Venha saber como e quando assistir.


Novembro, o penúltimo mês do ano tem várias atrações para quem gosta de olhar para o céu.  No começo da noite, os planetas Vênus, Júpiter e Saturno  poderão ser observados a Oeste. 

Teremos também três chuvas de meteoros de atividade moderada, mas que poderão recompensar os observadores com alguns meteoros brilhantes. Além disso, poderemos testemunhar um eclipse lunar parcial. Leia os detalhes abaixo:


CALENDÁRIO CELESTE


Céu do mês: novembro terá eclipse lunar parcial e 3 chuvas de meteoros (Foto: Ile Machado)


DIA 5 DE NOVEMBRO


Meteoros em Touro

A constelação de Touro é palco de duas chuvas de meteoros em novembro. A primeira é a Taurídeos do Sul, provocada pelas partículas deixadas pelo cometa  2/P Encke. Olhe para o Norte a partir das 23h.



Constelação de Touro



DIA 11 DE NOVEMBRO


Meteoros em Touro … de novo! Simmmmmm! 

Os meteoros Taurídeos do Norte são causados pelos detritos do asteroide 2004 TG10. Esta chuva é conhecida por apresentar uma ocorrência elevada de bólidos (meteoros brilhantes). Vale a pena tentar a sorte. Olhe para o Norte a partir da meia-noite.


DIA 17 DE NOVEMBRO

Meteoros em Leão

Os meteoros Leonídeos são famosos pelos eventos excepcionais que aconteceram em 1833, 1866, 1966, 1999 e 2001, quando milhares de estrelas cadentes riscaram o céu.

Infelizmente, a poeira deixada pelo cometa Tempel-Tuttle não deve proporcionar um show este ano, mas mesmo assim vale a pena fazer uma vigília, pois esses meteoros costumam ser brilhantes. Olhe para o Leste a partir das 4h.


Constelação de Leão



DIA 19 DE NOVEMBRO


Na Sombra da Terra

Eclipses lunares ocorrem quando a Lua atravessa a sombra que a Terra projeta no espaço. Às vezes, essa sombra não cobre a Lua por completo e temos um eclipse parcial. No Brasil, será possível acompanhar a primeira metade do eclipse durante a madrugada. O auge é às 06h02min.


Chuva de Estrelas


Você não vai perder não é? Tem até trilha sonora para acompanhar o fenômeno!! É só clicar no play!!





*Gustavo Rojas (@gurojas) é físico da Universidade Federal de São Carlos. Esta coluna foi certificada com o selo de qualidade da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

Fonte: https://revistagalileu.globo.com e Imagens do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram