Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]





Hoje, dia 8 de junho, é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos. Os oceanos nos alimentam, sustentam boa parte da atividade econômica no mundo, fornecem boa parte do ar que respiramos e ajudam a regular o clima. 

Se nada mudar, os oceanos seguem um caminho que leva a um colapso total do ecossistema. Antes silencioso, os oceanos agora nos mandam um sinal alto e claro: ou mudamos ou não teremos mais seus benefícios. E ver imagens como essa serão cada vez mais raras:


Diversas atividades, em todo o mundo, estão acontecendo neste exato momento, e de forma insustentável. Isso nos chama a atenção para o fato de que estamos perdendo o prazo para mudar a forma como nos relacionamos com os oceanos: de um ambiente onde nós pegamos o que queremos e despejamos o que não queremos, para o de cuidado especial com um recurso compartilhado e de valor inestimável.


Os benefícios dos oceanos para a nossa vida são evidentes. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que a pesca e a aquicultura juntas asseguram a subsistência de 10 a 12% da população mundial, e que quase 200 milhões de pessoas dependem dos recifes de corais para protegê-los de tempestades e ondas. Quem dera se os oceanos assim permanecessem... livres da poluição e da ação nefasta dos homens!



Ocupando, 71% da superfície da terra, sendo que mais da metade deste enorme território tem mais de 3.000 metros de profundidade, os oceanos abrigam espécies ainda desconhecidas pela Ciência. Além disso, os oceanos absorvem gás carbônico e ajudam a minimizar o aquecimento global.

Impactos




A humanidade é tão dependente dos oceanos e, mesmo assim, estamos muito próximos de esgotarmos totalmente a capacidade de regeneração desse ecossistema. Temos impactado negativamente os oceanos em três principais frentes: Aquecimento Global, Poluição e Sobrepesca.

Já perdemos metade dos nossos recifes de coral e grande parte dos manguezais - alguns dos habitats mais produtivos da Terra - principalmente por conta do aquecimento global que altera a acidez da água. Será impossível até para surfar no futuro próximo...



Cerca de 80% dos recursos pesqueiros estão sobrepescados, ou seja, capturados em uma taxa superior à sua capacidade de reprodução natural. Essa pesca desenfreada resulta no declínio populacional das espécies, incluindo aves marinhas, tartarugas, golfinhos e baleias, além de ameaçar a segurança alimentar de milhões de pessoas.

A poluição, por vazamento de plásticos, agrotóxicos e químicos, afeta diretamente a toda a cadeia alimentar, prejudicando até mesmo a nossa alimentação com índices cada vez maiores de químicos, metais pesados e microplásticos encontrados em pescados consumidos por humanos.Um horror!



Os registros de espécies marinhas encontradas mortas com plástico no sistema digestivo são muitos e espalhados no mundo todo. Estima-se que 90% de todas as aves marinhas já estejam contaminadas com microplásticos.

O volume de vazamento de plástico nos oceanos é estimado em mais de 8 milhões de toneladas de lixo plástico ao ano. No começo de maio, o cientista Victor Vescovo encontrou saco plástico, embalagens doces e resíduos plásticos durante um mergulho a 10.927 metros de profundidade, na Fossa das Marianas, durante o mergulho mais profundo já realizado na história da humanidade. Com essa revelação, não resta parte alguma dos mares e oceanos que não tenha sido impactada por atividades humanas.

Temos um oceano de possibilidades e oportunidades que não temos aproveitado devidamente. Ainda estamos presos na relação: pegamos o que queremos e deixamos o que desprezamos. Essa conta não fecha.

 Em breve o Oceano será apenas poesia em vídeos e música...


A mudança começa com simples atos diários, como a escolha de um pescado e dizer não para um canudo plástico.

O momento é de unirmos forças para reverter esta curva de degradação é agora. Se perdemos esta oportunidade os prejuízos econômicos e sociais serão irreversíveis. Afinal não podemos perder essa beleza da natureza cantada em prosa e verso em belíssimas canções!!


Veja a Playlist completa no meu canal no You Tube clicando AQUI


Imagens do Tumblr e Google Imagens

2 comentários:

  1. Que lindo e bem esclarecedor post. Os oceanos são lindos, nos encantam... Pena que não estão recebendo o respeito que merecem. Os humanos são os predadores..AFFF! Tr beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, nossos oceanos estão pedindo socorro...Coisas de Deus, tão belos e tão judiados!!
      Você tem razão: os humanos são predadores!! :(

      Grata pelo lindo comentário querida amiga!!
      Tenha uma semana linda!!
      Beijos!! :))))

      Excluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram