Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]





A lua cheia do dia 26 de abril foi a primeira das duas superluas que acontecem em 2021. Entenda de onde vem o termo e o que de fato ocorre no céu para você não perder a superlua  no dia 26 de maio, pois só haverão duas superluas neste ano.

A primeira superlua de 2021 ocorreu na madrugada da última segunda-feira (26). Durante a noite, nosso satélite natural pareceu até 14% maior e 30% mais brilhante do que o comum.  Além disso, o fenômeno foi descrito como uma “superlua rosa” – mas quem olhou para o céu não encontrou o tom rosado e muitos se decepcionaram sem razão, porque o que importa é a beleza da lua e não o tom  hipoteticamente "rosado" que ela apresenta.

Superlua Rosa no mar


“Superlua” não é um termo científico – na verdade, é exatamente o oposto. O nome foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Ele dizia que a proximidade da lua cheia ou lua nova com a Terra causaria maior incidência de terremotos, tempestades e desastres naturais – algo que nunca foi observado na prática. 

Mesmo assim, o termo começou a ser usado na mídia e fora do meio acadêmico para descrever a cena que ocorre quando a lua cheia atinge o perigeu (momento da órbita em que o satélite natural está mais próximo da Terra).  





Entenda a Superlua:

A superlua acontece quando a Lua está cheia e em seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parece maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta.


A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica – uma forma oval que aproxima e distancia o satélite do nosso planeta
O ponto mais próximo é o perigeu
O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a chamada Microlua



Quando a Lua está cheia e em seu perigeu (superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu.

Por isso amigos, estou antecipando as informações neste artigo para você não perder a última Superlua do ano de 2021 que acontecerá no dia 26 de maio!! Eu não vejo a hora!!

Enquanto isso,  os registros da superlua rosa no Brasil e no mundo:

Superlua é observada em Toledo, no Paraná, no início da noite do dia 26 de abril de 2021( segunda-feira (26) — Foto: GISELE PIMENTA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO


Superlua rosa é observada no céu de Londres, Inglaterra, em 26 de abril de 2021 — Foto: Hannah McKay/Reuters

Lua cheia é vista a partir da cidade de Belo Horizonte, na noite desta segunda-feira (26) — Foto: Thomas Santos/Myphoto Press/Estadão Conteúdo
Superlua rosa é observada no céu de Istambul, Turquia, em 26 de abril de 2021 — Foto: Umit Bektas/Reuters

Superlua rosa é observada no céu de Istambul, Turquia, em 26 de abril de 2021 — Foto: Murad Sezer/Reuters

Superlua rosa é vista no céu de Nicosia, no Chipre, em 26 de abril de 2021 — Foto: Petros Karadjias/AP


Vocês não vão perder essa né amigos? Dia 26 de maio todos em prontidão para apreciar essa beleza que será a última do ano!!  Enquanto isso, ouça a playlist especial que preparei para os amantes da Lua e das Estrelas. Tem cada música linda para você já chegar com inspiração no dia 26 de maio!  Até lá queridos!!



Fontes de Pesquisa 
Imagens do Google com autoria especificadas em cada imagem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram