Post Page Advertisement [Top]


Estrelas Cadentes 

As noites de 14 a 15 de agosto de 2025 oferecem um pouco de tudo: uma chuva de meteoros enviando estrelas cadentes ocasionais pela noite e  os brilhantes planetas Vênus e Júpiter realizando uma dança celeste próxima ao amanhecer. Sim, você não pode perder. Venha conhecer os detalhes em uma playlist maravilhosa.

Prepare-se para um céu noturno emocionante em 14–15 de agosto de 2025. Teremos o final de uma famosa chuva de meteoros a  um possível show de auroras, e de pares de planetas brilhantes.

O site https://ts2.tech/ me passou detalhes importantíssimos sobre esses eventos lindos do céu.


A chuva de meteoros Perseidas – uma das exibições de “estrelas cadentes” mais populares do ano – ainda está ativa nas noites de 14 e 15 de agosto.

Espere ver alguns meteoros Perseidas a cada hora, especialmente tarde da noite, embora o luar forte reduza o número deles. 

Em um céu escuro sem interferência da lua, as Perseidas podem produzir de 50 a 100 meteoros por hora no pico . Este ano, no entanto, a Lua minguante gibosa está ofuscando todos, exceto os meteoros mais brilhantes, então as taxas reais podem ser de apenas cerca de 10–20 meteoros por hora.

 Chuva de meteoros Perseidas




Como observar as Perseidas:


Encontre um local seguro e escuro, longe das luzes da cidade. A melhor observação é entre a meia-noite e o amanhecer, quando o radiante da chuva de meteoros (na constelação de Perseu) está mais alto. Nos dias 14–15 de agosto, a Lua nasce tarde da noite (por volta das 22h–23h), então tente observar meteoros nas primeiras horas da noite antes do nascer da Lua, e depois novamente no início da manhã antes do amanhecer (mantendo a Lua às suas costas para minimizar o brilho). 

Tenha paciência, dê tempo para seus olhos se adaptarem ao escuro (pelo menos 20 minutos) e aproveite a chuva de meteoros.  As Perseidas permanecem ativas até 23 de agosto, então alguns meteoros podem ser vistos mesmo após o dia 15. 

(Curiosidade: As Perseidas recebem esse nome da constelação de Perseu, de onde os meteoros parecem irradiar. Elas são partículas de poeira do cometa 109P/Swift-Tuttle queimando na atmosfera da Terra a cada ano.)

Planetas Visíveis e Alinhamentos  Planetários

Alguns  estarão em exibição em meados de agosto de 2025, com alguns emparelhamentos espetaculares no céu:


A beleza de Júpiter que se alinhará a Vênus



Vênus & Júpiter O Par Mais Brilhante: Os dois planetas mais brilhantes têm feito um espetáculo no céu antes do amanhecer. Por volta de 11–12 de agosto, eles tiveram uma conjunção extremamente próxima (cerca de 1° de distância). 

Nas manhãs de 14–15 de agosto, Vênus e Júpiter continuam sendo uma dupla impressionante, surgindo juntos no leste antes do nascer do sol. 

Vênus brilha intensamente (magnitude –4) cerca de 20–30° acima do horizonte, enquanto Júpiter brilha um pouco menos (mas ainda muito brilhante) a apenas alguns graus de distância.  Olhe para o leste uma ou duas horas antes do nascer do sol para ver Vênus (você não vai errar) e depois encontrar Júpiter por perto – eles serão as duas “estrelas” mais brilhantes naquele crepúsculo matinal. 

Saturno é a joia anelada da noite



Saturno Joia Anelada da Noite: Saturno nasce no meio da noite e é visível durante a maior parte da noite. No início de agosto, ele surgia por volta das 22h30, e no meio do mês está mais próximo das 21–22h.

Nas horas finais da noite/início da manhã, Saturno estará alto no céu do sul. Saturno está se aproximando da oposição (aproximação máxima da Terra) no final deste mês, então está brilhando em um dos seus pontos mais brilhantes do ano (em torno de magnitude +0,4). 

Mesmo um pequeno telescópio revelará os impressionantes anéis de Saturno. Procure Saturno na constelação de Aquário, aparecendo como uma “estrela” dourada que não pisca. Ele vai traçar do leste ao oeste durante a noite, terminando no oeste ao amanhecer.



Marte estará com o brilho mais fraco


Marte – Desaparecendo no Oeste: Marte ainda está visível no crepúsculo vespertino. Você pode encontrar o planeta vermelho baixo no céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol.

Ele está muito mais fraco agora do que no início deste ano – apenas cerca de 60% do brilho que apresentava em maio porque a Terra e Marte estão mais distantes. Marte aparecerá como um modesto ponto avermelhado, com brilho semelhante ao das estrelas mais brilhantes da Ursa Maior. Observe-o rapidamente após o pôr do sol, pois ele se põe logo e será difícil de ver no final da noite.

E para comemorar toda essa beleza  planetária a minha playlists das estrelas não pode faltar! Está maravilhosa! Ouça!! E até a próxima amigos!!




4 comentários:

  1. Que lindo tudo isso e muito bem explicado,Adriana!
    Se der, vou tentar ver! Adoro essas coisas!
    Obrigadão!
    beijos praianos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica querida, sou absolutamente fascinada pelo universo, pelo infinito, os planetas e as estrelas! É tudo tão lindo, gigantesco, brilhante....
      Adorei que tenha vindo ler o artigo e tomara que dê pra gente ver nesta noite....
      Se as nuvens deixarem...rsrs
      Beijos e um final de semana maravilhoso!!!! :)))))

      Excluir
  2. Olá, querida amiga Adriana!
    Tão bonito o vídeo!
    Você sabe escolher bem o que posta pata nos alegrar o coração.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos fraternos de paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Rosélia, você conseguiu ver alguma coisa nesta madrugada?
      Eu juro que tentei, mas estava bem nublado!!
      Fiquei acordada da 1 da manhã até a 4 para ver se contava uma estrelinha cadente e fazer um pedido...rsrs
      Mas só a música do Scorpions acalentou o coração não é verdade?
      Se a gente não vê no céu de verdade, conseguimos apreciar no céu do vídeo que está lindíssimo e ainda com fundo musical!!
      Beijos e um final de semana maravilhoso querida!! ;)))))

      Excluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram