
Setembro nos guarda grandes surpresas no céu e por isso já te colocarei a par de tudo. O Eclipse lunar total mais longo de 2025 vai acontecer no início de setembro e você está proibido de perder esse espetáculo lunar encantador. E assistirá em grande companhia.
O eclipse lunar total mais longo de 2025 ocorrerá em breve, na noite entre 7 e 8 de setembro. Durante 82 minutos, a Lua será totalmente encoberta pela sombra da Terra, transformando-se em um disco avermelhado conhecido como “Lua de Sangue”.
O evento terá início às 12h28 no horário de Brasília e será visível em várias partes do planeta. Regiões da Ásia, Austrália Ocidental, Europa, África e Oceania terão condições distintas de observação.
Como ver o eclipse do Brasil?
O Brasil ficará fora da rota direta de visibilidade. Com a Lua abaixo do horizonte no período do eclipse, restará acompanhar transmissões digitais em plataformas como YouTube e sites especializados em astronomia.
A fase de totalidade, quando a Lua ficará inteiramente mergulhada na sombra terrestre, ocorrerá entre 14h30 e 15h52 no horário de Brasília.
Quem poderá observar no céu?
Na Ásia e Austrália Ocidental, todas as etapas serão visíveis, do início ao fim. Em áreas da Europa e África, o astro nascerá já em tons avermelhados, exigindo locais com visão desobstruída do horizonte leste para a observação.
Na Austrália Oriental e Nova Zelândia, parte do eclipse poderá ser vista, incluindo a totalidade. Nessas regiões, a Lua surgirá em vermelho intenso, resultado da filtragem da luz solar pela atmosfera terrestre.
Astrônomos recomendam iniciar a observação cerca de 75 minutos antes da totalidade para acompanhar o eclipse parcial e permanecer após o ápice para ver o retorno gradual do brilho da Lua.
Durante a Lua de sangue, a sombra da terra dá tons avermelhados ao astro.
Lua de sangue em detalhe
O eclipse de setembro ocorrerá apenas 2,7 dias antes de a Lua atingir o perigeu, ponto de maior proximidade com a Terra. Esse detalhe tornará o disco lunar levemente maior aos olhos dos observadores.
Durante o processo, cerca de 36% do diâmetro da Lua passará pela umbra, parte mais escura da sombra terrestre. Isso resultará em uma tonalidade avermelhada intensa, mais profunda do que a observada em eventos semelhantes.
A coloração característica surge quando a atmosfera da Terra filtra a luz solar, absorvendo os tons claros e deixando que os avermelhados sejam projetados sobre a superfície lunar. Esse efeito reforça a popularidade da chamada “Lua de Sangue”.
Para os brasileiros que querem ver um eclipse ao vivo, será necessário aguardar mais um pouco. O próximo eclipse lunar total visível a olho nu vai ocorrer em 3 de março de 2026.
Mas não fique triste, você pode acompanhar pelo YouTube, no meu canal, a melhor playlist da Lua de Sangue do mundo! Até mais!! 😉
Boa noite de Paz, querida amiga Adriana!
ResponderExcluirLindíssimo o video. Amo seu bom gosto musical.
Vamos aguardar a lua de sangue.
Deve ser lindo poder ver...
Tenha dias abençoados!
Beijinhos fraternos
Oi querida Rosélia, é maravilhoso que tenha vindo conferir mais essa particularidade do nosso céu lindo, a magia da lua, da Terra, do sol e estrelas. Reunidos compõem o ambiente e fazem nascer um lindo eclipse. Aqui no Brasil não veremos ao vivo mas muitos canais passarão o eclipse que durará mais de 80 minutos.
ExcluirBeijos minha amiga!!
Maravilhoso final de semana!! :))))
This is such a cool heads-up. Even if we can’t see it from Brazil, I love knowing exactly when and where to catch it online. The detail about it being near perigee makes it even more exciting definitely going to mark my calendar to watch the live stream.
ResponderExcluir