Durante as noites do mês de julho, os observadores do céu noturno poderão contemplar diversas conjunções celestes, uma lua cheia de brillho, além de acompanhar uma chuva de meteoros. Vem ver as novidades do céu!
Lua de Veado
A Lua do Veado, como é chamada a Lua cheia de julho, atinge seu pico de luminosidade nesta quinta-feira (10) e você vai conhecer algumas curiosidasdes sobre ela.
O melhor momento para observar o satélite será após o pôr-do-sol, com a Lua nascendo na direção leste do horizonte por volta de 17h40.
"O interessante sobre a Lua cheia é que ela também parece cheia cerca de um dia antes e um dia depois do pico.
Então na noite do dia 9, por exemplo, se você sair e olhar para a Lua cheia, ela parecerá efetivamente cheia. Da mesma forma, se você perder no dia 10, na noite do dia 11 ela também parecerá bastante cheia", disse Noah Petro, chefe do Laboratório de Geologia Planetária, Geofísica e Geoquímica da Nasa.
Historicamente, a Lua cheia de julho é chamada de Lua do veado em razão da cultura norte- americana, porque coincide com a época do ano em que os chifres dos veados machos estão crescendo rapidamente no Hemisfério Norte, segundo o The Old Farmer's Almanac.
Outros nomes para a lua cheia de julho dados por tribos indígenas dos EUA são indicativos da temporada de verão no Norte.
Os Cree, localizados principalmente no Canadá, a conhecem como Lua da muda para indicar a época do ano em que as aves estão trocando suas penas, enquanto a tribo Tlingit na Costa Noroeste do Pacífico a chama de Lua do salmão para indicar as migrações sazonais dos salmões.
Se o clima permitir, o melhor lugar para ver a Lua será em uma área com vista desobstruída do horizonte leste, acrescentou Petro. Também é recomendado evitar áreas com luzes brilhantes.
De Olho nos Planetas
Embora nenhum planeta esteja visível durante a lua cheia, Vênus, Júpiter e Marte farão aparições no céu noturno no final do mês, segundo a Nasa.
Nos dias 21 e 22 de julho, Vênus e Júpiter estarão visíveis baixo no horizonte, na direção nordeste, pouco antes do nascer do Sol. Os planetas aparecerão ao lado dos aglomerados estelares Plêiades e Híades, bem como da estrela Aldebaran, segundo o EarthSky. Os observadores de estrelas devem planejar acordar cedo para ver esta cativante cena matinal.
Na semana seguinte, Marte aparecerá bem acima da Lua crescente em 28 de julho e os dois estarão visíveis durante a primeira ou segunda hora após o pôr do sol na direção do horizonte oeste, de acordo com a Nasa.
Chuva de Meteoros
O pico de atividade da chuva de meteoros Delta Aquáridas será registrada no dia 30 de julho, mas o fenômeno já poderá ser observado a partir da metade do mês. A chuva recebe este nome porque aparece no céu próxima à constelação de Aquário, mais precisamente de uma de suas estrelas mais brilhantes: a Delta Aquarii.
Amanhã , 11 de julho ocorre a conjunção de Vênus com o aglomerado das Híades, na direção nordeste, antes do amanhecer, na constelação de Touro.
Com o objetivo de resgatar o interesse pela contemplação celeste, o Sol & Sal retornou para trazer explicações simples sobre astronomia. Estavam com saudades
Confira também a Playlist do Céu Noturno de Julho!! ESTÁ SENSACIONAL! Venha conhecer meu canal de vídeos no YouTube. Já somos 156 mil amigos! Bem Vindos!
O põr do sol hoje esteve lindo.
ResponderExcluirNão consegui fotografar pois estava no carro, mas adorei ver! Agora à noite teremos essa lua! Tomara consiga ver!
Adorei teu post lembrete e informação!
beijos, chica
Querida Chica, fazia mais de 3 meses que eu noa publicava no Sol & Sal e olha que era um dos meus espaços mais queridos porque fala das estrelas e da natureza!! :))))
ExcluirFotografar o por do sol é uma das coisas mais maravilhosas que existem amiga, isso [e viver intensamente cada momento que se torna único.
Você conseguiu ver a lua? Aqui estava bastante nublado, o que impediu a visualizadas. At[e choveu...rsrs
Beijos querida e obrigada pelo carinho da presença!! :))))
Olá, querida amiga Ariana!
ResponderExcluirSim, a vida vale a pena de se viver... sem sombras de dúvidas.
O vídeo é lindo.
Eu não consigo perceber o que nos revela sua pesquisa tão bem feita sempre.
Vamos de lua diferenciada...
Tenha dias abençoados!
Beijinhos fraternos
Rosélia, minha amiga como vai?
ExcluirSabe, mesmo com o frio que está fazendo aqui no Espírito Santo a lua ainda não perdeu o seu brilho...
Eu retornei com o Sol & Sal, estava com saudades deste espaço das estrelas!!
E que bom que gostou da matéria querida, aqui a natureza reina, bem como a imensidão do universo.
Beijos e um final de semana maravilhoso!! :))))))