Post Page Advertisement [Top]




A chuva de meteoros Oriónidas está iluminando o céu por estes dias. O pico de intensidade até se registou na noite do último domingo para segunda-feira, mas as melhores noites para a observar deverão ser nesta sexta-feira e sábado. Não percam!


Em causa está um fenômeno que ocorre todos os anos, entre finais de setembro e finais de novembro, no qual o planeta Terra interceta a órbita do Cometa 1P/Halley. 

“Esta região está populada por vários detritos do cometa que são interceptados pela Terra. Quando entram na nossa atmosfera, com a resistência do ar aquecem e ficam incandescentes”, explica o Observatório do Lago Alqueva.

Os detritos do Cometa Cometa 1P/Halley entram na atmosfera terrestre e ficam incandescentes


A designação de Oriónidas está relacionada com o fato de que os meteoros aparentam radiar da constelação de Orion.


Este ano, o período de observação das Oriónidas teve início a 26 de setembro e vai prolongar-se até 22 de novembro. 


Segundo o Observatório, os meteoros terão viajado a uma velocidade média de 66 quilômetros por segundo e a iluminação da Lua terá rondado os 83%, razão pela qual esta até não terá sido a melhor altura para observar o fenômeno.

Recomendamos então nas noites de 25 e 26 de outubro, a Lua já não estará presente no céu durante a hora das sessões pelo que teremos um céu mais escuro para observar os diferentes meteoros”, indica o Observatório. 

As noites de 25 e 26 de outubro prometem uma linda chuva de meteoros


O cometa 1P/Halley foi descoberto por Edmond Halley que, após cuidada análise de registos de três cometas observados em 1531, 1607 e 1682, concluiu que se tratavam de observações do mesmo objeto e que este voltaria a passar em 1758.


“Quando o 1P/Halley se aproxima do Sol, a sua temperatura aumenta e o cometa começa a perder massa através da ejeção de gás, poeiras e detritos de pequenas dimensões. Alguns destes meteoróides permanecem na órbita do cometa e possuem trajetórias que interceptam a atmosfera da Terra”, explica o Observatório.

Absolutamente espetacular observar a Chuva de Meteoros


Pois é gente, mesmo eu sendo uma entusiasta da astronomia e das subsequentes chuvas de meteoros que sempre compartilho por aqui, eu juro que já tentei, mas vê-los  está igual  a caviar: "nunca vi, nem comi, eu só ouço falar! " hahahahaha

Mas em compensação a minha playlist musical está se aperfeiçoando a cada aparição de cometa ou chuva de meteoros. E a primeira canção, do Scorpions, é tão linda que você vai viajar comigo e ver um monte de meteoros  iluminando o céu. Aqui você vê, pode ter certeza!! E eu convido todos vocês para curtirem comigo!  Até mais gente!!



Referências:

3 comentários:

  1. Boa noite de Paz, querida amiga Adriana!
    Fico sempre imaginando como você se sente ao observar a tal chuva.
    Tomara tenha bom êxito!
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia, querida, na sexta feira e no sábado acordei muito cedo, as 4 a manhã, para poder ver se da minha janela eu encontrava, que não seja um pequeno resquício da luminosidade dos meteoros. Mas as luzes da minha rua e das casas não permitirem ver, pois necessitamos de ter um céu escurecido e sem contar que estava muito nublado. Mas eu jamais desisto querida, e se tiver uma próxima estarei lá para poder observar!!
      Grata pelo carinho lindo da presença!!
      Lindíssimo final de semana!! :))))

      Excluir
  2. Também gostei deste seu blog.
    Tentei seguir mas não consegui, dá erro. Já me acontece isso há uns 2 meses...
    Adriana, tenha uma ótima semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram