Post Page Advertisement [Top]





O cometa do século já está visível em todo o Brasil  e com o auxílio de binóculos para quem acorda cedo (antes do nascer do sol) e olhar na direção leste, verá um belo espetáculo. Venha saber como!

Desde a metade deste mês de setembro, os entusiastas da astronomia têm a oportunidade de observar um dos mais aguardados cometas do ano: o C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS), que está se tornando cada vez mais visível no céu noturno.


Atualmente, o "Cometa do Século", como vem sendo chamado este corpo celeste, está ficando mais próximo do Sol, o que o torna melhor de ser observado.

Mas com o auxílio de alguns instrumentos e sobre as montanhas de Minas Gerais, o fotógrafo Cristiano Xavier já fez um registro impressionante dessa sua passagem.

Registro impressionante do Cometa do Século feito pelo fotógrafo Xavier nas montanhas de Minas


 Xavier contou que começou a estudar a melhor data para fotografar o C/2023 A3 fazendo testes preliminares alguns dias antes do seu chamado "periélio", quando o cometa estará com um brilho intenso devido à proximidade com o Sol ( na sexta, 27).


"Eu acordei às 4 horas da manhã, apontei a câmera onde o GPS indicava e fiquei esperando o cometa aparecer, mas a atmosfera estava muito suja de fumaça e poeira. Quando ele finalmente surgiu, foi uma emoção capturá-lo antes do nascer do sol", diz.


De acordo com o Observatório Nacional, ainda não é possível, porém, garantir com exatidão que o Tsuchinshan–ATLAS será visível a olho nu, já que o brilho de objetos do tipo é difícil de prever.


Isso acontece porque a luminosidade de cometas é algo que oscila, o que torna possível que ele não seja tão brilhante quanto o esperado. Dessa forma, pode ser preciso utilizar equipamentos como telescópios ou binóculos para observá-lo melhor.


Aliado a isso, há a possibilidade de que o cometa possa se desintegrar nessa passagem muito perto do Sol. Como ele é composto por gelo e rochas, a intensa proximidade ao nosso astro pode causar sua fragmentação.


Alguns astrônomos estão debatendo essa chance, no entanto, essa possibilidade ainda é incerta, e a expectativa é que ele sobreviva a essa passagem e continue visível até outubro.

Dicas de observação do C/2023 A3



Para observar o cometa, é preciso lembrar que as dicas de visualização mudam ao longo dos dias por conta de sua trajetória em relação ao Sol e à Terra, mas ele poderá ser visto em TODO o país (dependendo das condições climáticas, claro).



1- Até 7 de outubro, o cometa está se aproximando do Sol e da Terra, o que faz com que ele apareça nas primeiras horas da manhã, no leste, pouco antes do nascer do sol.

O C/2023 A3, também conhecido como Tsuchinshan-ATLAS, em imagem feita em 10 de junho de 2024. — Foto: Wikimedia


2- Entre 7 e 11 de outubro, o cometa vai ficar muito perto do Sol no céu (na visão relativa daqui do nosso planeta), o que dificulta sua visualização, já que o brilho solar ofusca sua imagem.

3- Após 12 de outubro, o cometa começa a se afastar novamente, e a posição no céu muda. Ele se torna visível logo após o pôr do sol, no oeste, perto do horizonte, exigindo novos horários e direções de observação.


4-Além disso, por conta na sua maior aproximação à Terra, perto do dia 13 de outubro o cometa alcançará seu brilho máximo, potencialmente chegando a uma magnitude de 3,0 ou 2,0 (quanto menor esse número, mais brilhante é o objeto), de acordo com plataformas especializadas de medição.


A expectativa é que em torno dessa data seu aparecimento traga um brilho tão intenso como o do cometa Hale-Bopp (a magnitude do Hale-Bopp também foi perto de 3), que passou pela Terra em 1997 e foi um dos mais brilhantes da segunda metade do século XX. Por isso, o apelido de "Cometa do Século".



O C/2023 A3 foi descoberto em janeiro de 2023 de forma independente, por dois observatórios, o Observatório de Tsuchinshan (ou Purple Mountain) na China e o projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) no Havaí.


E como não poderia deixar de ser, para acompanhar a passagem do cometa, nada como uma playlist etérea, onde os astros e estrelas são os comandantes desta viagem! Até mais!!!


6 comentários:

  1. Tão lindo de ver!
    Mas por aqui anda tão enfumaçado ou nublado, ou chovendo que tá difícil!!!
    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, viiiva!!!!
      Vai ser lindo mesmo, mas como você disse, o céu esfumaçado pode prejudicar a visão ao amanhecer. Ahhh e se estiver chovendo será uma bênção para espantar a fumaça das queimadas. Aqui no Espírito Santo ansiamos pela chuva!!
      Beijos querida e muito obrigada pelo carinho da presença!! :)))))

      Excluir
  2. Bom dia de Paz, querida amiga Adriana!
    Eu viajei pelo espaço ouvindo o vídeo...
    Fico admirando seu gosto pelos astros.
    Pesquisa muito e faz um post bem concebido.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida Rosélia!
      Essa canção da banda Journey é considerada uma das mais motivantes do mundo!!
      Inclusive ganhou o prêmio de melhor rock de todos os tempos!! :))))
      Fico feliz demais que tenha gostado querida, você sabe que a minha especialidade é editar vídeos musicais...Escrever poemas é complexo por demais para mim, por isso a admiro demais!
      Ahhhhh e eu quase vi o cometa, um pedacinho, mas a luz do sol chegou muito cedo hoje e sem telescópio ficou bem difícil...
      Obrigada pelo carinho minha querida!! :)))))
      Lindo final de semana!

      Excluir
  3. Olá, Adriana, tudo bem?

    Os cometas sempre despertam a curiosidade por aqui desde a antiguidade, onde eram vistos como sinais dos deuses. Nunca consegui ver nenhum e as luzes de nossas cidades atrapalham bastante ver até as estrelas. Tudo o que eu espero é que nenhum desses cometam enormes, um dia entre em colisão com a terra, como já vimos em muitos filmes...rs
    A música é boa demais!

    Bom final de semana, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, que legal que tenha vindo no meu blog "interplanetário" rsrs, mas aqui também o foco além dos astros, continua sendo a boa música. E a banda Journey criou um dos melhores rocks de todos os tempos com essa canção!!!
      Sim, os cometas sempre despertaram um fascínio incomum na humanidade através dos tempos. Muitos acreditavam e alguns acreditam até hoje que seja um sinal do fim dos tempos!!
      E eu agradeço demais o carinho da presença Edu, fiquei muito feliz mesmo!
      Tenha um maravilhoso final de semana!! :))))

      Excluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram