Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]




Tenho novidades incríveis para vocês. Nas noites desta quarta (13) e quinta-feira (14), deve ocorrer o pico da última chuva de meteoros visível no Brasil neste ano, a Gemínidas. Venha saber como assistir esse espetáculo!

Será incrível, um presente de Natal antecipado para todos nós que apreciamos o céu e adoramos os fenômenos da natureza.

Nesse fenômeno, os meteoros entram velozes na atmosfera da Terra, rasgando o céu a uma velocidade de 260 mil km/h e aparecendo para nós como uma chuva de estrelas cadentes.

É uma das chuvas com maior taxa de meteoros por hora. O fenômeno pode ser visto a olho nu, dependendo das condições climáticas da região.

O auge das Gemínidas acontece todos os anos no mês de dezembro 

Gemínidas acontece uma vez por ano na Terra, sempre por volta de meados de dezembro. Isso porque é neste mês que normalmente nosso planeta, em sua trajetória ao redor do Sol, está cruzando a órbita do asteroide 3200 Phaeton, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço.

Ao cruzar essa região, os detritos do asteroide entram na atmosfera da Terra. Se o céu estiver limpo, é possível ver até 120 "estrelas cadentes" por hora no céu, no momento de pico do fenômeno.

"Basta olhar na direção da constelação de Gêmeos. Nessa época do ano essa constelação é visível na direção nordeste a partir das 22h30 ou 23h, dependendo das condições do céu e do ponto de observação", diz Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia da USP (Universidade de São Paulo).

Olhe em direção à Constelação de Gêmeos que está na direção em que o sol nasce

Costa orienta que a constelação de Gêmeos estará um pouco mais a leste. "Ou seja, mais para a direção em que o sol nasce", diz à BBC News Brasil.

O nome "Gemínidas" vem justamente porque os meteoros parecem estar vindo da direção da constelação de Gêmeos.

DICAS PARA ASSISTIR AO FENÔMENO




1- Geminídas são especialmente brilhantes e apresentam uma cor amarelada característica. 

2-A chuva de meteoros já começou, na verdade, e deve durar cerca de uma semana.

3- Mas o pico dela, quando ficará mais visível, será na noite de quinta-feira. Os especialistas, porém, apontam que será possível ter uma boa visão do fenômeno já na quarta.

4-Para assistir ao fenômeno, o ideal é estar em uma região bem escura, longe das luzes da cidade - e ter a sorte do céu estar limpo de nuvens. Deite, olhando para o céu, e dê aos seus olhos vários minutos para se acostumarem com a escuridão.

5-A previsão é de que o fenômeno possa ser observado com mais facilidade nas regiões Norte e Nordeste do país, diz a astrofísica Eliade Lima, professora da Unipampa (Universidade Federal do Pampa).


6- Um fator muito importante para avistar o fenômeno é estar em um lugar sem iluminação artificial. "E obviamente, em uma noite sem nuvens", declara o professor, que aconselha que as pessoas não busquem lugares arriscados para acompanhar o fenômeno.


7- E a trilha sonora para acompanhar o fenômeno hoje é com o Simple Minds que reforça no refrão para você não se esquecer de mim! 
E eu traduzi e editei a canção dos pés à cabeça para você, com a ajuda das forças mais poderosas da natureza, dos meteoros  e do grito de guerra que todo mundo reconhece: 

Hey, Hey, Hey, Hey! Vamos juntos nessa?


Fontes de pesquisa: https://www1.folha.uol.com
Imagens do Google Imagens e Gifs do Tumblr

4 comentários:

  1. Que lindo e na certa, um belo espetáculo a ver,se o tempo permitir...Aqui parece teremos nuvens... beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica estou torcendo para o tempo não ficar nublado nesta note e amanhã.
      Tenho pedidos para fazer a cada estrela cadente que eu conseguir ver...hehehehehe
      Mas minha percepção é de tão somente GRATIDÃO!!
      Beijos amiga e tomara que consigamos ver o último espetáculo natural do ano!!!
      Fica bem!! :))))))

      Excluir
  2. Boa noite de Paz, querida amiga Adriana!
    Você é antenada com o espaço sideral, muito bonita sua conexão. O espaço é sagrado e merece atenção.
    Vou ficar atenta...
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia querida, é verdade!! Sou conectada com o céu, com as estrelas, com o universo infinito, com Deus e os Anjos também do céu e que nos protegem aqui na Terra.
      Tomara que nesta noite possamos apreciar esse espetáculo: olhando na direção do nascer do sol, na constelação de Geminídas, que vai estar com uma luz amarelada....A partir daí é só contarmos as estrelas cadentes e agradecer por tudo! E se não der para ver nesta noite, ainda podemos repetir o processo amanhã à noite, pois os meteoros ainda estarão visíveis. Caso contrário só no ano que vem!! :)))
      Beijos amiga, será um espetáculo imperdível!!
      Milhares de beijinhos!

      Excluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram