Me acompanhe no Instagram

Post Page Advertisement [Top]





Nesta sexta-feira (19 de maio), o céu noturno servirá de palco para um evento raro: a chamada “Lua Negra”. Esta será a única ocorrência do fenômeno no ano de 2023. Por isso que você não pode perder! 😉 O problema é que você não vai ver...😂. Mas calma, eu explico: 

É preciso ressaltar que o termo, surgido recentemente, não tem nenhuma validação científica nem é adotado pela astronomia. Então, o que ele significa?

Qual o significado da Lua Negra?

Assim como a Lua Azul
, a Lua Rosa e a Lua de Sangue, a Lua Negra não tem um significado científico. Em nenhuma destas ocasiões o satélite natural muda de cor, realmente, com tais nomenclaturas nascendo baseadas em tradições culturais de algumas regiões.  

Mas há diversas definições para esse fenômeno, entre as quais se destacam:

  1. A segunda Lua nova em um mesmo mês, o que se dá a cada 29 meses;
  2. A ausência da Lua nova em fevereiro, o que acontece a cada 19 anos (neste caso, ocorrem duas luas novas em janeiro e março);
  3. A terceira Lua nova em uma estação que apresenta quatro delas.
É neste terceiro conceito que se encaixa o evento desta semana. A maioria das estações tem somente três Luas novas, no entanto, a cada 33 meses, em média, uma delas compreende quatro (que é o caso do outono de 2023, no hemisfério sul, e da primavera, no hemisfério norte).

Lua de sangue é outro evento raro que envolve a lua

Neste ano, as duas primeiras luas novas desta estação aconteceram nos dias 21 de março e 20 de abril, e a quarta será em 18 de junho.

Na ocasião, a Lua ficará com a sua face iluminada totalmente voltada para o Sol. Enquanto isso, o lado escuro estará voltado para a Terra, o que nos impede de enxergá-la – é daí que vem o nome “Lua Negra”.

Foto:  BlueRingMedia – Shutterstock

Como acontece em qualquer lua nova, durante a “Lua Negra”, o satélite natural da Terra fica com sua face iluminada voltada para o Sol, enquanto o lado escuro está voltado para a Terra. 

Aproveite a “Lua Negra” para observar o céu

Embora não seja possível ver a Lua nesta situação, o fenômeno oferece uma excelente oportunidade para contemplar o céu noturno, se as condições climáticas forem favoráveis. 

Isso porque, com a ausência da luz brilhante do satélite natural da Terra, fica muito mais fácil observar estrelas, planetas, entre outros corpos celestes – e até mesmo a Estação Espacial Internacional (ISS)

Aproveite a lua negra para simplesmente olhar o céu porque lua você não verá mesmo 😂


Um aplicativo de astronomia, como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium, pode ajudar a localizar os astros e o laboratório orbital. E, se o frio não for um impedimento, acomode-se confortavelmente em uma área externa e aproveite a vista, usando binóculos, lunetas, telescópios ou a olho nu mesmo.

E não pode faltar a playlist da lua, toda preparada por mim! 😁 
Tem lua negra, lua azul, lua amarela, lua de sangue, lua de morango, lua de todas as cores! Uhullllllll Clica no Play e vai ver o céu!! 



Imagens do Google e BlueRingMedia

5 comentários:

  1. Olá, querida amiga Adriana!
    Que gracinha o vídeo!
    Gosto de como admira a lua.
    A "lua azul" é a minha preferida.💙
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia, que legal que também goste das luas e das estrelas como eu amiga!
      Eu sou absolutamente fascinada pela lua e mesmo que ela esteja do lado escuro, também aprecio ver o céu!!
      A lua azul é uma fofura né amiga? Fiz até um vídeo especial para ela!!
      Beijos e um final de semana maravilhoso!!!

      Excluir
  2. Publicação didática que muito gostei. Não costumo olhar a esses fenómenos da lua, estrelas, etc.
    Gostei de ver e ouvir o vídeo
    *
    Uma alegre e feliz sexta feira.
    *
    A mulher não é só cama
    */*

    ResponderExcluir
  3. Driiiiiiiiii.... desculpa, mas caí na gargalhada.
    Menina, você faz uma p.... ops... uma baita postagem, falando de termos "técnicos", explicando tudo nos mais detalhados detalhes, e quando coloco o vídeo para rodar, aparece "moon, moon, booo, booo, booo, moon, blue moon, boooo...". Caraca. Sabe aquele choque de realidade que vez ou outra a gente leva? Pois é!
    Moça, sou um selenita, apaixonado pela lua, e você sabe disso, mas o tempo não me deixa acompanhar, veja só, justo o calendário. Vi hoje sua postagem, e já foi a lua negra!
    No entanto, me ocorreu uma dúvida... pelo que li e entendi, essa lua não seria um eclipse?
    Desculpaaaaaaaa, sou apenas um curioso que não guarda perguntas. Sei que posso estar errado.
    O Farofa adorou o clip. Tá aqui do meu lado, miando no rítmo.
    Abraços, moça.

    Marcio/Farofa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, rsrs sim, essa canção é perfeita para entrar no clima da lua negra que ninguém conseguiria ver amigo...rsrs. E esse fenômeno é diferente do eclipse, porque no eclipse, a luz do sol voltada para a Terra a ilumina , projetando sua sombra. Mas os fenômenos são muito interessantes e a maioria dos nomes é uma "inventação de moda"dos astrônomos que os diferenciam com nomes interessantes para chamar a atenção. Mas basicamente o que é importante para um eclipse ou não é onde a luz do sol se projeta.
      Ahh eu sabia que o Farofa iria adorar esse clipe, é tão fofo como ele!!
      Grata pela presença super divertida amigo!!
      Linda semana!! :))))

      Excluir

Deixe o seu comentário! Você é muito bem-vindo (a)!

Acompanhe-me no Instagram