Quem olhar para o leste na noite desta quinta-feira (dia 04 de dezembro) verá o ápice da última Superlua de 2025. O fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com a aproximação máxima da Lua à Terra, conhecida como perigeu. A lua então parece até 10% maior e muito mais brilhante do que o normal. Saiba aqui como assistir esse espetáculo!
Desta vez, a lua estará cerca de 27,3 mil quilômetros mais próxima do nosso planeta. Alguns especialistas utilizam o termo "Superlua" para se referir às luas cheias ou novas que ocorrem quando o satélite está a 360 mil quilômetros ou menos da Terra. Outros consideram que a expressão se aplica quando a fase cheia ou nova acontece em um curto intervalo de tempo em relação ao perigeu.
Para aproveitar ao máximo o fenômeno, recomenda-se buscar locais com boa visibilidade do horizonte, longe de poluição luminosa, e observar a Lua nas primeiras horas após o nascer, quando sua aparência próxima ao horizonte pode gerar efeitos visuais de maior impacto. Uma boa observação dependerá das condições climáticas.
Aqui em Vitória no Espírito Santo o tempo está muito chuvoso e creio que não conseguiria ver a magnitude máxima da beleza da Lua neste final de ano.
A melhor hora para apreciar o espetáculo será logo após o pôr do sol. Os horários variam conforme a cidade. Em São Paulo, por exemplo, o nascer da Lua deve ocorrer por volta das 18h43; no Rio de Janeiro, às 18h27. O ápice do fenômeno deve ocorrer às 20h13 no horário de Brasília.
Se o céu estiver limpo, a Lua poderá parecer maior do que o habitual quando nasce no horizonte. Isso se deve ao que é chamado de ilusão lunar — um fenômeno estranho para o qual ainda não há explicação científica definitiva.
Essa ilusão faz com que humanos percebam objetos no horizonte como maiores do que realmente são. O mesmo ocorre com objetos que seguramos na mão, alinhados com a Lua no horizonte.
No caso da Lua, a variação na aparência do satélite se deve à sua órbita elíptica, e não circular. Ao longo desse percurso, a Lua ora se aproxima, ora se afasta da Terra, fazendo com que a distância entre os dois corpos varie de forma contínua e cíclica. Ao contrário do perigeu, o ponto mais distante recebe o nome de apogeu.
Será possível também notar um tom amarelado na superlua quando ela surgir. Isso acontece porque a luz refletida percorre uma distância maior até alcançar nossos olhos, em comparação com quando a Lua está mais alta no céu.
O trajeto mais longo faz com que as ondas de luz azul se dispersem, deixando principalmente as ondas vermelhas, que chegam aos nossos olhos. À medida que ela sobe no céu e o percurso da luz diminui, a lua passa a parecer mais azulada.
Nomes populares dos fenômenos lunares
Apesar de divergências entre especialistas, o conceito de "Superlua" acabou se tornando popular e foi incorporado pela comunidade científica como uma forma de aproximar a astronomia do público.
Cada lua cheia tem também um nome descritivo, relacionado ao período do ano em que ocorre no Hemisfério Norte. Estas designações vêm principalmente de tradições norte-americanas, tanto indígenas quanto coloniais, e se tornaram comuns globalmente. São elas:
Janeiro: Lua do Lobo
Fevereiro: Lua da Neve
Março: Lua da Minhoca
Abril: Lua Rosa
Maio: Lua das Flores
Junho: Lua do Morango
Julho: Lua do Cervo
Agosto: Lua do Esturjão
Setembro: Lua do Milho
Outubro: Lua do Caçador
Novembro: Lua do Castor
Dezembro: Lua Fria
Então amigos, preparem-se para ver a Lua Fria nesta noite. Mas no nosso hemisfério sul ela não será tão fria assim porque o calor assola por aqui. Então a lua para nós será simplesmente "Superlua" amarela.
Já em 2026, são esperadas três superluas. A primeira ocorrerá logo no início do ano, em 3 de janeiro. Depois, haverá uma longa espera até 24 de novembro. A última acontecerá em 24 de dezembro de 2026.
E é claro que a minha Super Playlist da Superlua não vai faltar para você apreciar esse fenômeno extraordinário.
É só dar play ou acessar a Playlist direta no meu canal no YouTube. Até mais!! :))))


Boa noite de paz, querida amiga Adriana!
ResponderExcluirA lua desde terça tem andado lindíssima... paramos para contemplar por volta das 18h e ficamos deslumbrados.
Voce faz bem em nos lembrar das belezas da vida.
Tenha um dezembro abençoado com músicas assim lindas como a de hoje!
Beijinhos fraternos
Bom dia querida Rosélia!
ExcluirQue lindo que você conseguiu ver a lua em Guarapari!
A vantagem é que hoje de noite a Superlua continua, com um brilho intenso e lindo!!
É maravilhoso podermos usufruir da natureza!! É a alma da poesia!!
Beijos e obrigada amiga!!
Lindo final de semana!! :))))
Adriana, estou vendo a maravilhosa lua daqui agora! Muito linda! Dá gosto! Adorei! beijos, tudo de bom,chica
ResponderExcluirChica que encanto amiga!!
ExcluirA Lua traz uma energia vital pra gente, nos enche de esperança!!
Eu aqui em Vitória não consegui ver em razão do céu muito nublado e chuvoso, mas pelo menos pude ouvir a playlist enquanto a procurava no céu entre as nuvens...rsrs
Maravilhoso final de semana amiga!!
Beijos!
Está aí algo que me fascina... a lua.
ResponderExcluirEu não consigo escutar nada em meu computador só se acoplo
a cx de som. Não sei porque; acho porque já esta cansado, k; é um
Vaio, branco daqueles que mudavam de cor, k.
Continuação de uma boa semana.
Querida, o meu computador já vai fazer 10 aninhos e [e pelo que edito os vídeos de música...rsrs
ExcluirEle está tão devagar quase parando que tem dias que quase desisto de editar, mas aí lembro que adoro música, que me faz bem e tento novamente....rsrs
E ainda vendo a lua não tem coisa melhor!!
Tomara que você ouça a playlist, está linda!!!
Beijos e um lindo final de semana!! :)))))
Querida Adriana,
ResponderExcluirque o Natal te envolva como um gesto de cuidado: suave, verdadeiro e necessário. Que seja um tempo de acolher o que passou, agradecer o que permaneceu e confiar no que ainda vai nascer.
Que não falte sensibilidade para perceber as pequenas alegrias, força tranquila para atravessar os desafios e amor suficiente para iluminar teus dias e os de quem caminha contigo.
Que esta noite especial te deixe mais em paz por dentro e que essa paz siga contigo pelo novo ano.
Feliz Natal.
Beijinho
Fernanda
Fernanda, sempre tão poética e com palavras delicadas, muito obrigada!!
ExcluirEu tirei uns dias de férias dos blogs e das redes, estou retornando aos poucos, eu precisava de um tempinho de desintoxicação...Minha saúde mental estava um pouco alterada e nada melhor do que um tempo longe da internet para voltar a pensar melhor e perder aquela sensação de ansiedade suprema.
Muito obrigada pelos lindos desejos e um MARAVILHOSO 2026 querida!!
Beijos de coração!! :))))))
Querida Adriana,
ResponderExcluirque texto maravilhoso e tão bem explicado!🥰
Você consegue unir ciência, beleza e encantamento de um jeito leve e acessível, fazendo a gente não só entender o fenômeno, mas desejar vivê-lo com atenção e sensibilidade. Adorei especialmente a forma como trouxe a ilusão lunar e os nomes poéticos das luas isso aproxima o céu da nossa vida cotidiana.
Obrigada por nos preparar para contemplar essa Superlua com mais consciência e encanto. E com playlist então… fica completo!
Beijos e parabéns pela partilha luminosa.
Beijinho
Fernanda
Fernanda, a minha maior alegria ultimamente é a confecção dessas playlists lunares que variam com imaginados planetas e da natureza em geral. Eu mesma edito os vídeos, inserindo uma canção e traduzindo-a! Virou o meu passatempo predileto, além de me fazer compreender ainda mais sobre o nascimento de uma linda canção!!
ResponderExcluirFico muito grata com o seu carinho amiga, você sempre delicada e afetuosa!!
Beijos e uma maravilhosa semana!! :))))